Page 6 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 6
DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA AMÁBILE BIANCA
Alunos da 2ª série do Ensino Médio
Mais um trimestre juntinhos: prontos para aprofundar conhecimentos? Em Gramática,
terminaremos o estudo das classes gramaticais. Nosso objetivo não é apenas o de revisar conteúdo,
mas de compreender como os estudos morfológicos podem colaborar para que possamos ser leitores e
escritores mais conscientes da língua e de seus contextos de uso. Além disso, nosso foco também será
a interpretação de texto e as habilidades exigidas pelo ENEM. Neste trimestre, em produção textual,
vamos trabalhar os gêneros carta, abaixo-assinado e discurso político. Temos muito trabalho neste
trimestre! Que ele seja produtivo! Estamos juntos nesta jornada!
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras),
corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e
partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos
que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e
exercer protagonismo de autoria.
7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global,
com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em
direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros,
com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento
e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.