Page 6 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 6

DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL
            PROFESSORA AMÁBILE BIANCA

                        Alunos da 2ª série do Ensino Médio

                   Mais  um  trimestre  juntinhos:  prontos  para  aprofundar  conhecimentos?  Em  Gramática,
            terminaremos o estudo das classes gramaticais. Nosso objetivo não é apenas o de revisar conteúdo,
            mas de compreender como os estudos morfológicos podem colaborar para que possamos ser leitores e
            escritores mais conscientes da língua e de seus contextos de uso. Além disso, nosso foco também será
            a interpretação de texto e as habilidades exigidas pelo ENEM. Neste trimestre, em produção textual,
            vamos trabalhar os gêneros carta, abaixo-assinado e discurso político. Temos muito trabalho neste
            trimestre! Que ele seja produtivo! Estamos juntos nesta jornada!

            COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

            1.Valorizar  e  utilizar  os  conhecimentos  historicamente  construídos  sobre  o  mundo  físico,  social,
            cultural  e  digital  para  entender  e  explicar  a  realidade,  continuar  aprendendo  e  colaborar  para  a
            construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
            Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
            4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras),
            corporal,  multimodal,  artística,  matemática,  científica,  tecnológica  e  digital  para  expressar-se  e
            partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir
            sentidos que levem ao entendimento mútuo.
            Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos
            que levem ao entendimento mútuo.
            5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
            significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
            acessar  e  disseminar  informações,  produzir  conhecimentos,  resolver  problemas  e  exercer
            protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
            Objetivo:  Comunicar-se,  acessar  e  produzir  informações  e  conhecimento,  resolver  problemas  e
            exercer protagonismo de autoria.
            7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
            negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
            humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global,
            com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
            Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em
            direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
            8.  Autoconhecimento  e  Autocuidado  —  Conhecer-se,  apreciar-se  e  cuidar  de  sua  saúde  física  e
            emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros,
            com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
            Objetivo:  Cuidar  da  saúde  física  e  emocional,  reconhecendo  suas  emoções  e  a  dos  outros,  com
            autocrítica e capacidade para lidar com elas.
            9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
            fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
            valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
            potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
            Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento
            e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11