Page 11 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 11

(EM13LP48)  Identificar  assimilações,  rupturas  e  permanências  no  processo  de  constituição  da
            literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do
            cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e
            procedimentos estéticos.
            Eixos 1 e 6.
            (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a
            apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do
            mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política
            e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de
            apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
            Eixos 1 e 6.

            (EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e
            gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os
            modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
            Eixo 6.

            (EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo
            suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir
            com autonomia e criticidade no meio cultural.

            (EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em
            especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica
            literária  (estrutura  da  composição,  estilo,  aspectos  discursivos)  ou  outros  critérios  relacionados  a
            diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com
            outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o
            presente.
            Eixos 1 e 2.

            (EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos,
            canções,  espetáculos  de  teatro  e  dança,  exposições  etc.  (resenhas,  vlogs  e  podcasts  literários  e
            artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
            Eixos 1 e 3.

            (EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação
            de  recursos  textuais  e  expressivos  do  repertório  artístico  –,  e/ou  produções  derivadas  (paródias,
            estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto
            literário.
            Eixo 1.
                                                     AVALIAÇÕES

                                       P1: 6 pontos (Prova de Múltipla Escolha)
                                         P2: 12 pontos (Avaliação Dissertativa)

                                                  ADOS: 12 PONTOS
                                                 TOTAL: 30 PONTOS
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16