Page 10 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
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Tudo bem, galera amada!
Estudaremos, neste segundo trimestre, autores importantíssimos da história da literatura de
língua portuguesa, tais como Eça de Queirós, Machado de Assis e Aluísio Azevedo. Vocês lerão o
romance “Memórias de Martha”, da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida. Essa obra é de leitura
obrigatória para a Fuvest 2026, que vocês prestarão no fim de 2025.
COMPETÊNCIAS GERAIS
EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
→ Realismo: Eça de Queirós e Machado de Assis.
→ Naturalismo: Aluísio Azevedo e Raul Pompeia.
→ Parnasianismo: Poemas de Olavo Bilac.
→ Simbolismo: Poemas de Cruz e Sousa.
→ Pré-Modernismo:
Leitura principal
→ Romance “Memórias de Martha”.
Júlia Lopes de Almeida.
Realismo brasileiro.
(Fuvest 2026)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo
diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para
exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Eixo 6.
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras
culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.),
inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e
microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros,
inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
Eixos 3 e 6.