Page 8 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 8
Matemática 2
Vamos iniciar o 2º trimestre, mas antes eu gostaria de agradecer a participação e
dedicação de vocês no trimestre anterior. O empenho nas lições e na entrega das atividades
em dia, além de estarem sempre com o material organizado e pronto para o uso, fazem com
que o desenvolvimento e o aprendizado de vocês seja muito melhor.
Conto com vocês para continuar mantendo o caderno sempre em ordem, organizado e
com as lições em dia!
No 1° trimestre nós aprendemos e retomamos muitos conceitos, como: figuras planas e
não planas, ponto, reta, plano, semirreta, segmento de reta e ângulo; e também aprendemos a
usar o transferidor e o par de esquadros. É muito bom ter novos aprendizados e envolvê-los
com o nosso dia a dia. Vocês estão prontos para os novos aprendizados?
Nós também trabalharemos com o consumo consciente voltado à Ecologia Integral,
conectado com a matemática financeira e o uso de gráficos, em parceria com Mat 1 e TIC’s.
Quais conceitos aprenderemos? Por quê?
● Coordenadas geográficas e cartesianas: Identificar e localizar pontos
geográficos, associando-os com pares ordenados no plano cartesiano.
● Polígonos: Reconhecer quando linhas poligonais representam
polígonos, diferenciando entre: convexo e não convexo, regular
e não regular.
● Triângulos: Identificar as características dos triângulos e
classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
● Quadriláteros: Construir quadriláteros e identificar as
suas características, classificando-os em relação aos lados
e aos ângulos.
● Figuras semelhantes: Compreender e construir figuras planas
semelhantes, por ampliação e redução, usando diferentes
ferramentas.
Procedimentos
● Compartilhar resoluções e diferentes formas de pensar.
● Usar uma linguagem matemática clara e organizada.
● Fazer mapas mentais ou registros bem organizados contribui para o momento de
estudo.
● Levantar hipóteses, fazer previsões, comparações, estimativas e conclusões.
● Aprofundar a leitura e a escrita matemáticas.
● Registrar o raciocínio na resolução de problemas, justificando as etapas desenvolvidas.
8