Page 13 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 13
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Quais procedimentos teremos a partir de agora? Serão muito parecidos com o que cada
um fez até agora. Vamos retomar e complementar nossas ações de aprendizagem? Continue
lendo para descobrir o futuro de nossas aulas.
Fichamento - É o registro das ideias dos textos do livro didático. Neles temos a
elaboração de citações (entre aspas) e paráfrases (com as palavras do aluno). Tal
procedimento é o ponto de partida para as explicações sobre o que foi lido. Portanto, você
sempre terá conhecimentos prévios antes de cada aula expositiva. Continue elaborando o
glossário de cada fichamento. Ele faz diferença para entender o que lemos. Você percebeu
que, no momento das discussões (após os fichamentos), foi bem mais fácil ouvir e falar após a
pesquisa em dicionários?
A partir de agora, dê preferência às
paráfrases. Assim, você poderá
desenvolver, com maior sucesso, a
sua autoria. Avante!
Anotações dirigidas - Daremos sequência aos nossos registros organizados pela
professora a partir de nossas explicações durante as aulas. Serão feitas pausas em nossos
discursos para que possamos ajustar nossas ideias, organizando-as por meio da escrita.
Poderemos escrever no telão ou na lousa. Como já é permitido, você pode realizar acréscimos.
Ninguém está dispensado de efetuar as anotações dirigidas, está bem?
Anotações livres - Além dos registros dirigidos, que garantem a realização de textos
confiáveis sobre o que está sendo explicado, você está autorizado a realizar suas anotações
autorais em todos os momentos da aula. Há alunos que gostam de ler, para todos, o que
escreveram. Vamos reservar mais espaços para isso.
Produção de respostas - Retome, durante todo o ano, os estudos da Ficha 3, que
possuem orientações de como elaborar respostas. Agora, você tem condições de entender
melhor o que é entender uma resposta como um texto, que possui introdução, desenvolvimento
e fechamento. Continue vendo o seu leitor como alguém que nada sabe sobre o que
estudamos.
Obter êxito na produção de respostas depende do
envolvimento com os conteúdos conceituais e
procedimentais de cada aula. Desse modo, as respostas
adequadas são a consequência da execução de muitos
fichamentos e anotações.
13