Page 7 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 7
Os CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS que trabalharemos neste trimestre são:
● Ler e compreender enunciados e textos matemáticos;
● Desenvolver a formalização das resoluções por meio da linguagem matemática adequada;
● Fazer uso do caderno como importante recurso de estudo, mantendo os registros completos, organizados e
sempre fazendo a autocorreção dos exercícios desenvolvidos;
● Aplicar todas as etapas para a resolução de problemas: compreender o problema, levantar hipóteses, traçar um
plano, colocar o plano em prática e verificar a solução obtida;
● Analisar os erros cometidos em atividades e avaliações com a intenção de superação destes em próximas
atividades;
● Utilizar do ambiente de aprendizagem virtual Classroom para auxiliar a organização dos estudos, busca de
conteúdos extras e compartilhamento de conhecimentos:
● Calcular usando os procedimentos: mental, escrito e estimativas envolvendo operações com números naturais,
estabelecendo estratégias para resolver problemas;
● Fazer uso de anotações e legendas para comunicar e organizar a resolução.
Já os CONTEÚDOS ATITUDINAIS que serão trabalhados são:
Saber ouvir e escutar, é ter respeito pelo outro, preservar a oportunidade de
aprender e trocar com o outro. No mundo de hoje estamos cada vez mais
falantes e menos ouvintes. Não apenas na sala de aula, mas, principalmente,
na sala de aula precisamos desenvolver a escutatória!
“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a
falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se
matricular. Escutar é complicado e sutil…” Esse texto faz parte do livro de crônicas de Rubem Alves: O amor que
acende a lua.
● Escutatória: Aprender a ouvir.
● Autocontrole: O autocontrole ajuda a ter inteligência emocional para guiar as emoções negativas, como a
ansiedade, o estresse e o nervosismo. Não significa reprimir nossos sentimentos, mas trata de uma forma mais
saudável de lidar com as emoções, especialmente as negativas.
● Perseverança: Acreditar e se empenhar para vencer os desafios e dificuldades que enfrentar!
● Dedicação: Aos estudos, às aulas, às tarefas e ao capricho na execução das atividades.
● Resiliência: Ter a capacidade de se adaptar a situações difíceis, lidar com os problemas, sem se desequilibrar
emocionalmente.
● Prontidão e pontualidade: sempre entregar as atividades e tarefas solicitadas no prazo, para não comprometer
seu aprendizado! Esta atitude também diz respeito a ser pontual e ter prontidão nas nossas aulas!
● Respeito: Ser respeitoso e cooperar para um ambiente saudável e acolhedor em nossas aulas.
12,0 PONTOS 6,0 PONTOS
PROVA 2 PROVA 1
AVALIAÇÃO
2,0 PONTOS 5,0 PONTOS
ADOS ADOS
PARTICIPAÇÃO TAREFAS
5,0 PONTOS
ADOS 7
TRABALHOS/AVs
Conte sempre comigo para te ajudar! Um abraço carinhoso, Luciane.