Page 3 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 3
Alguns spoilers…
Museu da Pessoa
Com a disciplina de História, conheceremos o Museu da Pessoa e veremos como todas as histórias
de vida são importantes na construção das narrativas sobre os fatos históricos. Já com Educação Física,
trabalharemos com a biografia de pessoas que contribuem para a superação de estereótipos nos esportes.
Heroínas negras Memórias indígenas
Será que você
imagina que heroínas Por meio das
estão no livro “Heroínas biografias e autobiografias,
negras brasileiras em 15 poderemos saber mais
sobre diversas pessoas,
cordéis”, de Jarrid Arraes?
Com o cordel, como, por exemplo, o
aprenderemos tanto sobre escritor Daniel Munduruku,
narrativa em versos você já ouviu falar sobre
quanto sobre biografia! ele?
Vamos observar como estamos nos saindo em
habilidades (procedimentos) desenvolvidos no 6º ano?
Indique quais tópicos você considera que são seus pontos fortes e quais
você acredita que ainda precisa desenvolver.
● diferenciar as informações explícitas e implícitas em um texto;
● realizar inferências (conclusões) a partir de informações explícitas e implícitas de um texto;
● estabelecer relações entre informações verbais e não verbais;
● identificar e reproduzir as características de gêneros textuais orais, como seminário e
declamação;
● identificar e reproduzir as características de gêneros textuais escritos, como o cordel e
narrativas biográficos;
● ler atentamente os enunciados e identificar suas partes para compreendê-los efetivamente;
● elaborar respostas com ideias completas, começando sempre com uma contextualização;
● realizar anotações sobre conceitos aprendidos;
● empregar adequadamente a norma-padrão da língua, assim como as normas de escrita
relacionadas ao espaço ocupado pelo texto (linhas e margens);
● escrever com uma caligrafia legível e com o traçado das letras respeitando o padrão
cursivo;
● planejar, elaborar e revisar seus próprios textos, monitorando o seu ato de escrever;
● refletir sobre os usos de uma língua e reconhecer seu papel social.
3