Page 3 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 3
Vamos observar como estamos nos saindo em habilidades
(procedimentos) desenvolvidos no 6º ano?
Indique quais tópicos você considera que são seus pontos fortes e quais você
acredita que ainda precisa desenvolver.
● diferenciar as informações explícitas e implícitas em um texto;
● realizar inferências (conclusões) a partir de informações explícitas e implícitas de um texto;
● estabelecer relações entre informações verbais e não verbais;
● identificar e reproduzir as características de gêneros textuais orais, como seminário e
declamação;
● identificar e reproduzir as características de gêneros textuais escritos, como o cordel e
narrativas biográficos;
● ler atentamente os enunciados e identificar suas partes para compreendê-los efetivamente;
● elaborar respostas com ideias completas, começando sempre com uma contextualização.
● realizar anotações sobre conceitos aprendidos;
● empregar adequadamente a norma-padrão da língua, assim como as normas de escrita
relacionadas ao espaço ocupado pelo texto (linhas e margens);
● escrever com uma caligrafia legível e com o traçado das letras respeitando o padrão
cursivo;
● planejar, elaborar e revisar seus próprios textos, monitorando o seu ato de escrever;
● refletir sobre os usos de uma língua e reconhecer seu papel social.
A importância dos procedimentos de ESCRITA
Lembre-se de que na escrita de todos os seus textos é muito importante que você tenha
cuidado com a caligrafia, a ortografia, a acentuação, a pontuação e com os espaços (do parágrafo,
da margem e da linha). Esses aspectos serão sempre avaliados em suas produções de texto.
Também é necessário atentar-se para sempre expressar seu pensamento de forma completa e
contextualizar todas as informações que colocar em seu texto.
Em suas respostas de exercícios e provas continuaremos usando a avaliação pelos critérios
de correção abaixo. Observe que, ainda que sua resposta esteja completa e organizada, se ela
estiver sem revisão adequada da ortografia, ela será avaliada como Nível B.
3