Page 10 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 10

Matemática 2




                   Vamos  dar  início  ao  2º  trimestre!  Antes  de  começarmos,  quero  expressar  minha
           gratidão pela participação e dedicação de todos vocês no trimestre passado. O esforço nas
           lições e a entrega pontual das atividades, além de manterem o material sempre organizado
           e pronto para uso, contribuem significativamente para o desenvolvimento e aprendizado de
           cada  um.  Conto  com  vocês  para  que  continuem  mantendo  seus  cadernos  em  ordem,
           organizados e com as lições atualizadas!
                   No 1º trimestre, revisamos e aprendemos muitos conceitos importantes, como figuras
           planas  e  não  planas,  ponto,  reta,  plano,  semirreta,  segmento  de  reta  e  ângulo. Também
           aprendemos  a  utilizar  o  transferidor  e  o  par  de  esquadros.  É  maravilhoso  adquirir  novos
           conhecimentos e conectá-los ao nosso cotidiano. Estão prontos para os novos desafios que
           virão?
                   Neste ano nós teremos a Feira Cultural com o tema “Cidadania Planetária” e, para
           isso, nós trabalharemos com o consumo consciente nas matemáticas 1 e 2, em um trabalho
           interdisciplinar.  Em  junho  nós  participaremos  da  primeira  fase  da  OBMEP,  um  momento
           desafiador para todos, que visa desenvolver ainda mais o raciocínio lógico.

                             Quais conteúdos conceituais aprenderemos? Por quê?

               Coordenadas  geográficas  e  cartesianas:  Identificar  e
               localizar  pontos  geográficos,  associando-os  com  pares
               ordenados no plano cartesiano.

               Polígonos: Reconhecer quando linhas poligonais representam
               polígonos,  diferenciando  entre:  convexo  e  não  convexo,
               regular e não regular.


               Triângulos: Identificar as características dos triângulos e
               classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.

               Quadriláteros:  Construir  quadriláteros  e  identificar  as  suas
               características,  classificando-os  em  relação  aos  lados  e  aos
               ângulos.

               Figuras semelhantes: Compreender e construir figuras
               planas  semelhantes, por ampliação e redução, usando
               diferentes ferramentas.





                                                        Procedimentos


             - Compartilhar soluções e diversas maneiras de pensar.
             - Utilizar uma linguagem matemática clara e bem estruturada.
             - Criar mapas mentais ou registros organizados, que ajudam no processo de estudo.
             - Levantar hipóteses, realizar previsões, comparações, estimativas e tirar conclusões.
             - Aprofundar a leitura e a escrita na matemática.
             - Documentar o raciocínio ao resolver problemas, justificando cada etapa do processo.                 10
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15