Page 10 - Previsão 6º ano - 2º Tri
P. 10
Matemática 2
Vamos dar início ao 2º trimestre! Antes de começarmos, quero expressar minha
gratidão pela participação e dedicação de todos vocês no trimestre passado. O esforço nas
lições e a entrega pontual das atividades, além de manterem o material sempre organizado
e pronto para uso, contribuem significativamente para o desenvolvimento e aprendizado de
cada um. Conto com vocês para que continuem mantendo seus cadernos em ordem,
organizados e com as lições atualizadas!
No 1º trimestre, revisamos e aprendemos muitos conceitos importantes, como figuras
planas e não planas, ponto, reta, plano, semirreta, segmento de reta e ângulo. Também
aprendemos a utilizar o transferidor e o par de esquadros. É maravilhoso adquirir novos
conhecimentos e conectá-los ao nosso cotidiano. Estão prontos para os novos desafios que
virão?
Neste ano nós teremos a Feira Cultural com o tema “Cidadania Planetária” e, para
isso, nós trabalharemos com o consumo consciente nas matemáticas 1 e 2, em um trabalho
interdisciplinar. Em junho nós participaremos da primeira fase da OBMEP, um momento
desafiador para todos, que visa desenvolver ainda mais o raciocínio lógico.
Quais conteúdos conceituais aprenderemos? Por quê?
Coordenadas geográficas e cartesianas: Identificar e
localizar pontos geográficos, associando-os com pares
ordenados no plano cartesiano.
Polígonos: Reconhecer quando linhas poligonais representam
polígonos, diferenciando entre: convexo e não convexo,
regular e não regular.
Triângulos: Identificar as características dos triângulos e
classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
Quadriláteros: Construir quadriláteros e identificar as suas
características, classificando-os em relação aos lados e aos
ângulos.
Figuras semelhantes: Compreender e construir figuras
planas semelhantes, por ampliação e redução, usando
diferentes ferramentas.
Procedimentos
- Compartilhar soluções e diversas maneiras de pensar.
- Utilizar uma linguagem matemática clara e bem estruturada.
- Criar mapas mentais ou registros organizados, que ajudam no processo de estudo.
- Levantar hipóteses, realizar previsões, comparações, estimativas e tirar conclusões.
- Aprofundar a leitura e a escrita na matemática.
- Documentar o raciocínio ao resolver problemas, justificando cada etapa do processo. 10