Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 8
COMPETÊNCIAS GERAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural
e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
e solidários.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
→ Pré-Modernismo: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos.
→ Vanguardas europeias: Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Impressionismo e
Expressionismo.
→ Semana de Arte Moderna (fevereiro de 1922): principais eventos.
→ Modernismo brasileiro (1ª Geração - 1922): Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel
Bandeira.
Leitura principal (obrigatória)
→ Coletânea de contos “Nós matamos o cão tinhoso”.
Luís Bernardo Honwana. Modernismo moçambicano. Fuvest 2025
Outras leituras
→ Romance “Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá”.
Lima Barreto. Pré-Modernismo. Unicamp 2025
→ Coletânea de poemas “Prosas seguidas de odes mínimas”.
José Paulo Paes. Modernismo brasileiro contemporâneo. Unicamp 2025
→ Disco “Canções escolhidas de Cartola”. Cartola. Unicamp 2025
→ Coletânea de contos “Morangos mofados”.
Caio Fernando Abreu. Modernismo brasileiro contemporâneo. Unicamp 2025
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo
diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para
exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Eixo 6.
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras
culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.),
inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e
microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros,
inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.