Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 8
DISCIPLINA: LITERATURA
PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA
Caras e caros estudantes do Terceirão!
Ano de formatura! Ano de possível definição de escolhas que poderão perdurar por
toda a vida!
Em 2025, dedicamos grande parte de nossos esforços intelectuais na análise e na revisão de
conteúdos e obras essenciais ao bom desempenho de vocês nos principais exames externos que
prestarão a partir do segundo semestre.
Após uma breve retomada dos conteúdos literários com os quais trabalhamos ao longo do
primeiro e segundo anos, neste primeiro trimestre letivo de 2025 estudaremos o que se convencionou
chamar de Pré-Modernismo, cujos maiores autores foram, na prosa, Euclides da Cunha,
Monteiro Lobato, Lima Barreto e, na poesia, Augusto dos Anjos.
Estudaremos, também, um pouco da poesia de um dos mais importantes poetas em língua
portuguesa de toda a história, o modernista português Fernando Pessoa, bastante cobrado em exames
como o ENEM. Aliás, o Modernismo será a escola literária com a qual trabalharemos praticamente o
ano todo. No presente trimestre, vocês conhecerão algumas das produções dos principais escritores da
primeira e segunda geração modernistas. Com relação à Primeira Geração (1922-1930), leremos e
analisaremos importantes textos dos poetas Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel
Bandeira; no que se refere à Segunda Geração (1930-1945), estudaremos textos de grandes poetas,
como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Jorge de Lima e
Murilo Mendes. Embora tais autores não estejam na lista dos autores da Fuvest 2027, seus textos
costumam fazer parte com grande constância de exames como o ENEM.
Continuando a leitura e análise dos 9 livros que lhes serão exigidos no vestibular da Fuvest
2026, vocês deverão ler, na íntegra, ainda nesse primeiro tri, o romance “Balada de amor ao vento”,
da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Nas primeiras semanas, e antes do Carnaval,
apresentarei a vocês a obra e postarei, no Google Classroom, um roteiro de leitura acerca dela.
Entre fevereiro e abril, analisaremos os mais importantes elementos que constituem 2 (duas)
das obras da lista de leituras obrigatórias da Fuvest 2026: a coletânea de poemas “Nebulosas”, da
escritora Narcisa Amália, e a coletânea de artigos de opinião “Opúsculo humanitário”, da
escritora Nísia Floresta. Leremos e analisaremos, em aula, e depois na revisão para a Fuvest, alguns
poemas e artigos selecionados dessas respectivas obras.
Embora o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não exija uma lista específica de
leitura de determinadas obras literárias, a INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS será exigida o tempo
todo nas questões não apenas ligadas às Linguagens e suas Tecnologias, mas também nas
relacionadas às demais áreas do conhecimento.
Será nosso maior objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da tão importante
COMPETÊNCIA LEITORA, seja por meio das leituras em aula, seja por meio da resolução de
exercícios dos principais vestibulares do país.
Espero que tenham um trimestre extraordinário e que ele represente o início de uma nova e
exitosa etapa de suas vidas acadêmicas.
Muito bem-vindos!
Marcão
COMPETÊNCIAS GERAIS
EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.