Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 8

COMPETÊNCIAS GERAIS
                                               DA EDUCAÇÃO BÁSICA

           1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural
           e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
           sociedade justa, democrática e inclusiva.
           5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
           significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
           acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
           e autoria na vida pessoal e coletiva.
           10)  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e
           determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
           e solidários.

                                            CONTEÚDOS CONCEITUAIS

           → Pré-Modernismo: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos.
           →  Vanguardas  europeias:  Cubismo,  Futurismo,  Dadaísmo,  Surrealismo,  Impressionismo  e
           Expressionismo.
           → Semana de Arte Moderna (fevereiro de 1922): principais eventos.
           →  Modernismo  brasileiro (1ª Geração  -  1922): Oswald  de  Andrade, Mário de Andrade e Manuel
           Bandeira.

           Leitura principal (obrigatória)
           → Coletânea de contos “Nós matamos o cão tinhoso”.
           Luís Bernardo Honwana. Modernismo moçambicano. Fuvest 2025

           Outras leituras
           → Romance “Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá”.
           Lima Barreto. Pré-Modernismo. Unicamp 2025

           → Coletânea de poemas “Prosas seguidas de odes mínimas”.
           José Paulo Paes. Modernismo brasileiro contemporâneo. Unicamp 2025

           → Disco “Canções escolhidas de Cartola”.  Cartola. Unicamp 2025

           → Coletânea de contos “Morangos mofados”.
           Caio Fernando Abreu. Modernismo brasileiro contemporâneo. Unicamp 2025


                                         CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

           (EM13LP46)  Compartilhar  sentidos  construídos  na  leitura/escuta  de  textos  literários,  percebendo
           diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para
           exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
           Eixo 6.
           (EM13LP47)  Participar  de  eventos  (saraus,  competições  orais,  audições,  mostras,  festivais,  feiras
           culturais  e literárias,  rodas  e clubes  de leitura, cooperativas  culturais,  jograis,  repentes, slams  etc.),
           inclusive  para  socializar  obras  da  própria  autoria  (poemas,  contos  e  suas  variedades,  roteiros  e
           microrroteiros, videominutos,  playlists comentadas  de música etc.) e/ou  interpretar obras  de outros,
           inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13