Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 8

DISCIPLINA: LITERATURA
               PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA

                         Caras e caros estudantes do Terceirão!
                       Ano de formatura! Ano de possível definição de escolhas que poderão perdurar por
               toda a vida!
                      Em 2025, dedicamos grande parte de nossos esforços intelectuais na análise e na revisão de
               conteúdos  e  obras  essenciais  ao  bom  desempenho  de  vocês  nos  principais  exames  externos  que
               prestarão a partir do segundo semestre.
                      Após  uma  breve  retomada dos conteúdos literários com os quais trabalhamos ao longo do
               primeiro e segundo anos, neste primeiro trimestre letivo de 2025 estudaremos o que se convencionou
               chamar  de  Pré-Modernismo,  cujos  maiores  autores  foram,  na  prosa,  Euclides  da  Cunha,
               Monteiro Lobato, Lima Barreto e, na poesia, Augusto dos Anjos.
                      Estudaremos,  também,  um  pouco da poesia de um dos mais importantes poetas em língua
               portuguesa de toda a história, o modernista português Fernando Pessoa, bastante cobrado em exames
               como o ENEM. Aliás, o Modernismo será a escola literária com a qual trabalharemos praticamente o
               ano todo. No presente trimestre, vocês conhecerão algumas das produções dos principais escritores da
               primeira e segunda geração modernistas. Com relação à Primeira Geração (1922-1930), leremos e
               analisaremos  importantes  textos  dos  poetas  Mário  de  Andrade,  Oswald  de  Andrade e Manuel
               Bandeira; no que se refere à Segunda Geração (1930-1945), estudaremos textos de grandes poetas,
               como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Jorge de Lima e
               Murilo Mendes. Embora tais autores não estejam na lista dos autores da Fuvest 2027, seus textos
               costumam fazer parte com grande constância de exames como o ENEM.
                      Continuando a leitura e análise dos 9 livros que lhes serão exigidos no vestibular da Fuvest
               2026, vocês deverão ler, na íntegra, ainda nesse primeiro tri, o romance “Balada de amor ao vento”,
               da  escritora  moçambicana  Paulina  Chiziane.  Nas  primeiras  semanas,  e  antes  do  Carnaval,
               apresentarei a vocês a obra e postarei, no Google Classroom, um roteiro de leitura acerca dela.
                      Entre fevereiro e abril, analisaremos os mais importantes elementos que constituem 2 (duas)
               das obras da lista de leituras obrigatórias da Fuvest 2026: a coletânea de poemas “Nebulosas”, da
               escritora  Narcisa  Amália,  e  a  coletânea  de  artigos  de  opinião  “Opúsculo  humanitário”,  da
               escritora Nísia Floresta. Leremos e analisaremos, em aula, e depois na revisão para a Fuvest, alguns
               poemas e artigos selecionados dessas respectivas obras.
                      Embora  o  ENEM  (Exame  Nacional do Ensino Médio) não exija uma lista específica de
               leitura de determinadas obras literárias, a INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS será exigida o tempo
               todo  nas  questões  não  apenas  ligadas  às  Linguagens  e  suas  Tecnologias,  mas  também  nas
               relacionadas às demais áreas do conhecimento.
                      Será  nosso  maior  objetivo  o  desenvolvimento  e  aperfeiçoamento  da  tão  importante
               COMPETÊNCIA LEITORA, seja por meio das leituras em aula, seja por meio   da resolução de
               exercícios dos principais vestibulares do país.
                      Espero que tenham um trimestre extraordinário e que ele represente o início de uma nova e
               exitosa etapa de suas vidas acadêmicas.
                                                                                        Muito bem-vindos!
                                                                                                                  Marcão

                                              COMPETÊNCIAS GERAIS
                                                 EDUCAÇÃO BÁSICA

               1)  Valorizar  e  utilizar  os  conhecimentos  historicamente  construídos  sobre  o  mundo  físico, social,
               cultural  e  digital  para  entender  e  explicar  a  realidade,  continuar  aprendendo  e  colaborar  para  a
               construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13