Page 3 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 3
- expressar suas convicções e necessidades sem desrespeitar o próximo ou os Direitos
Humanos;
- buscar autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas com
capacidade de lidar com elas e com a pressão do grupo;
- enfrentar as dificuldades da vida acadêmica com perseverança;
- utilizar tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica,
reflexiva e ética.
DATAS IMPORTANTES
Prova 1
13-18/3
Prova 2
2-9/4
Simulado oficial do trimestre
20/2
Simulados optativos aos sábados
Modelo ENEM 22 e 29/3
Modelo ENEM 12 e 26/4
DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA
PROFESSORA AMÁBILE
Alunos do 3º ano do Ensino Médio
Que privilégio é acompanhar vocês ao longo do Ensino Médio! Durante esses anos,
enfrentamos juntos inúmeros desafios, aprendemos lições valiosas e comemoramos cada
conquista. Agora, no 3º ano, chegamos a um momento marcante e desafiador: decisões
importantes sobre a carreira, o início de um novo ciclo fora da escola, o distanciamento diário
dos amigos que compartilharam tantos momentos especiais. Mas lembrem-se: por mais que o
caminho pareça cheio de incertezas, contem sempre comigo ao longo deste último ano como
sua professora de Língua Portuguesa e Produção Textual.
A língua é mais do que uma ferramenta de comunicação: ela é uma expressão viva da
nossa identidade, um reflexo da forma como enxergamos o mundo e nos relacionamos com
ele. É por meio da linguagem que construímos pontes, damos forma às nossas ideias e nos
posicionamos diante das oportunidades que surgem, como o ingresso no ensino superior.
Assim, compreender e dominar a língua não é apenas um requisito técnico, mas um passo
essencial para realizar os sonhos que vocês tanto almejam.
Escrever bons textos é uma habilidade que exige dedicação e prática. É preciso, no
mínimo, utilizar a linguagem de forma clara e precisa, conhecer as características de
diferentes gêneros textuais – como a dissertação argumentativa, essencial para o vestibular –
e mobilizar repertório sociocultural relevante para construir textos autorais e bem
fundamentados. Nesse processo, cada palavra, cada ideia e cada referência têm o poder de
refletir quem vocês são e o que desejam comunicar ao mundo.
Para alcançar esses objetivos, nosso trabalho será focado no desenvolvimento de
diversas competências e habilidades, como a leitura crítica, a organização do pensamento, a