Page 9 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 9

Eixos 3 e 6.
           (EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura
           brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone
           ocidental,  em  especial  da  literatura  portuguesa,  para  perceber  a  historicidade  de  matrizes  e
           procedimentos estéticos.
           Eixos 1 e 6.
           (EM13LP49)  Perceber  as  peculiaridades  estruturais  e  estilísticas  de  diferentes  gêneros  literários  (a
           apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do
           mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política
           e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de
           apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
           Eixos 1 e 6.
           (EM13LP50)  Analisar  relações  intertextuais  e  interdiscursivas  entre  obras  de  diferentes  autores  e
           gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os
           modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
           Eixo 6.
           (EM13LP51) Selecionar obras do repertório  artístico-literário contemporâneo à disposição segundo
           suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir
           com autonomia e criticidade no meio cultural.
           (EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em
           especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica
           literária  (estrutura  da  composição,  estilo,  aspectos  discursivos)  ou  outros  critérios  relacionados  a
           diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com
           outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o
           presente.
           Eixos 1 e 2.
           (EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos,
           canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos,
           playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
           Eixos 1 e 3.
           (EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação de
           recursos textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações,
           fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
           Eixo 1.

                                                  Leitura do trimestre
                                   Coletânea de contos “Nós matamos o cão tinhoso”
                                                Luís Bernardo Honwana
                                               Modernismo moçambicano
                                                          1964

                                                       Avaliações

           ADOS: 12 pontos
           Haverá uma avaliação discursiva do livro, cuja nota se incorporará à nota de ADOS do 1º trimestre.

           P1: 6 pontos (Prova de Múltipla Escolha)

           P2: 12 pontos (Avaliação Discursiva – Conteúdos do trimestre e das obras estudadas)

           TOTAL: 30 pontos
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14