Page 9 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 9
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
CONTEÚDOS
Fevereiro
Pré-Modernismo
(FASCÍCULO 23 - FTD)
Fevereiro
Vanguardas europeias
(FASCÍCULO 24 - FTD)
Março
Fernando Pessoa
(FASCÍCULO 25 - FTD)
Março
Semana de Arte Moderna (fevereiro de 1922)
(FASCÍCULO 26 - FTD)
Março
1ª Geração Modernista (1922-1930)
(FASCÍCULO 27 - FTD)
Março e abril
2ª geração modernista na poesia (1930-1945)
(FASCÍCULO 28 - FTD)
LEITURA PRINCIPAL
Romance
“Balada de amor ao vento”
1990
(Fuvest 2026)
OBRAS VISITADAS
Coletânea de artigos
“Opúsculo Humanitário”
1853
Nísia Floresta
(Fuvest 2026)
Coletânea de poemas
“Nebulosas”
1872