Page 11 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 11
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA FERNANDA FUENTES AZAMBUJA
Olá, queridos!
Enfim chegamos ao nosso último ano! Sendo assim, temos como objetivos a consolidação,
ampliação e aprofundamento das aprendizagens essenciais, a fim de possibilitar uma visão mais
integrada da Matemática, sobretudo na perspectiva de sua aplicação à realidade, desenvolvendo a
capacidade de aplicação de conhecimentos matemáticos no eixo estruturante da Investigação Científica
e Empreendedorismo. Os trabalhos desenvolvidos na terceira série do EM serão, sobretudo, voltados
às competências e habilidades de prova dos principais vestibulares, diferentemente dos anos anteriores,
que eram voltados à construção de pensamento matemático.
Fiquem atentos, pois nesse ano, estudaremos grande parte dos conteúdos Matemáticos mais
recorrentes nas provas de vestibulares.
EXATAS
Conteúdos do trimestre
Conteúdos a serem estudados Conhecimentos prévios
necessários
Análise Combinatória Interpretação de texto e
Fatorial de um número Natural operações básicas da
Princípio Fundamental da Contagem (PFC) Matemática.
Arranjo simples Simplificação de frações
Permutação Simples
Combinação Simples
Probabilidade Interpretação de texto e
Ideia Geral de Probabilidade operações básicas da
Probabilidade da união de dois eventos Matemática.
Probabilidade da intersecção de dois eventos Simplificação de frações
Probabilidade Condicional
Geometria Plana Operações matemáticas
Retomada do estudo das principais representações de figuras básicas
planas (Quadrado, Retângulo, Losango, Paralelogramo,
Trapézio, Triângulos, Circunferência e Círculo)
Conteúdos procedimentais
1) Registro na forma de resumo, esquema ou síntese, de maneira organizada, tanto no caderno de
atividades, na resolução dos exercícios propostos, como no de teoria, e também informações
complementares que devem constar nos apontamentos. Todos os registros devem conter a respectiva
data.
2) Realização das atividades propostas, levando em conta a linguagem Matemática e sua representação.
3) Construção de esquemas como facilitadores do entendimento de conteúdos estudados.
4) Utilização de estratégias de validação de resultados.