Page 10 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 10
Narcisa Amália
(Fuvest 2026)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo
diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para
exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Eixo 6
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras
culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.),
inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e
microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros,
inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
Eixos 3 e 6
(EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da
literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do
cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e
procedimentos estéticos.
Eixos 1 e 6
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a
apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do
mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política
e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de
apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Eixos 1 e 6
(EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e
gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os
modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
Eixo 6
(EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo
suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir
com autonomia e criticidade no meio cultural.
(EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em
especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica
literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a
diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com
outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o
presente.
Eixos 1 e 2
(EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos,
canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e
artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
Eixos 1 e 3
(EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação
de recursos textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias,
estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto
literário.
Eixo 1
COMPOSIÇÃO DA
NOTA FINAL DO TRIMESTRE
TOTAL
30,0