Page 15 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 15

DISCIPLINA: FÍSICA
           PROFESSORA CAMILA ORTIZ

                  Os estudos de Física terão como objetivo principal a compreensão física do mundo natural e
           tecnológico, com especial ênfase aos temas e aspectos de maior significado para sua participação e
           atuação no mundo contemporâneo.
                  A seguir, algumas informações sobre este ano que se inicia.

           I. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
           - Livro didático físico e digital: Conecte Live - Física - Volume único, Editora Saraiva.

           PARTE II
           Unidade 5
           Capítulos 18 - 20
           Ondas e Acústica
           Radiações e reações nucleares

               ●  Ondas mecânicas e eletromagnéticas
               ●  Conceitos de ondas mecânicas e eletromagnéticas
               ●  Equação fundamental da onda
               ●  Ondas sonoras e suas características
               ●  Qualidades fisiológicas do som
               ●  Audição humana
               ●  Radiações Eletromagnéticas

           Competências e habilidades
               ●  Reconhecer e saber utilizar corretamente símbolos, códigos e nomenclaturas de grandezas da
                  Física;
               ●  Conhecer as unidades e as relações entre as unidades de uma mesma grandeza física para traduzi-
                  las e utilizá-las adequadamente;
               ●  Interpretar e elaborar modelos simplificados de determinadas situações, a partir dos quais seja
                  possível levantar hipóteses e fazer previsões.

                  . COMPETÊNCIAS GERAIS:
           - Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
           social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
           construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
           - Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
           própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
           para  investigar  causas,  elaborar  e  testar  hipóteses,  formular  e  resolver  problemas  e  criar  soluções
           (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

             b.   EIXOS ESTRUTURANTES:
           - Investigação Científica
           - Processos Criativos

             c.    PROCESSOS METODOLÓGICOS:
            ●  Aulas com explicações de conteúdos e exemplos relacionados ao cotidiano
            ●  Aulas de exercícios do livro físico e digital e de fichas, durante a aula e lição de casa
            ●  Correções de exercícios de Lição de casa
            ●  Testes com exercícios dos vestibulares
            ●  Atividades Investigativas
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20