Page 20 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 20

DISCIPLINA: HISTÓRIA
               PROFESSORA ELAINE BUSO

               Meus  queridos,  finalizamos  o  terceiro  trimestre  passado  analisando  a  Idade  Moderna,  a
               formação dos Estados Nacionais, o desenvolvimento do mercantilismo e sua relação com a
               arte e com a religião. Nesse primeiro trimestre, estudaremos a burguesia, consolidando seu
               poder político através de revoluções.

               Nosso objetivo continua sendo o enriquecimento do repertório e o cuidado especial na leitura
               das propostas das questões.

               A leitura dos textos do livro e as reanotações das aulas são ferramentas fundamentais para o
               aprendizado eficaz. Os textos complementam e aprofundam os temas apresentados em sala,
               oferecendo  informações  detalhadas  e  perspectivas  variadas.  Já  as  reanotações  permitem a
               revisão  e  organização  do  conteúdo  discutido,  fixando  melhor  os  conceitos e reforçando a
               compreensão.  Essa  prática  não  apenas  facilita  o  preparo  para  avaliações,  mas  também
               promove  o  desenvolvimento  do  pensamento  crítico  e  a  autonomia nos estudos, essenciais
               para o sucesso acadêmico.

               CONTEÚDO CONCEITUAL


               Capítulos do nosso livro:

               Capítulo 15 – O Iluminismo

               Capítulo 17 – As independências nas Américas – Texto Extra – EUA no século XIX

               Capítulo 16 – Revolução Francesa e a Era Napoleônica




               Habilidades e Competências desse trimestre

               -  Elaborar  hipóteses,  selecionar  e  compor  argumentos  relativos  a  processos  políticos,
               econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de
               dados e informações de diversas naturezas.


               - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e da formação de territórios.

               - Analisar situações de vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., problematizando
               formas  de  desigualdade,  preconceito,  intolerância  e  discriminação,  e  identificar ações que
               promovam os direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às diferenças e às
               liberdades individuais.

               CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

               - Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.


               - Desenvolvimento de argumentação e de síntese.

               - Elaboração qualitativa das tarefas.
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25