Page 20 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 20
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA ELAINE BUSO
Meus queridos, finalizamos o terceiro trimestre passado analisando a Idade Moderna, a
formação dos Estados Nacionais, o desenvolvimento do mercantilismo e sua relação com a
arte e com a religião. Nesse primeiro trimestre, estudaremos a burguesia, consolidando seu
poder político através de revoluções.
Nosso objetivo continua sendo o enriquecimento do repertório e o cuidado especial na leitura
das propostas das questões.
A leitura dos textos do livro e as reanotações das aulas são ferramentas fundamentais para o
aprendizado eficaz. Os textos complementam e aprofundam os temas apresentados em sala,
oferecendo informações detalhadas e perspectivas variadas. Já as reanotações permitem a
revisão e organização do conteúdo discutido, fixando melhor os conceitos e reforçando a
compreensão. Essa prática não apenas facilita o preparo para avaliações, mas também
promove o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia nos estudos, essenciais
para o sucesso acadêmico.
CONTEÚDO CONCEITUAL
Capítulos do nosso livro:
Capítulo 15 – O Iluminismo
Capítulo 17 – As independências nas Américas – Texto Extra – EUA no século XIX
Capítulo 16 – Revolução Francesa e a Era Napoleônica
Habilidades e Competências desse trimestre
- Elaborar hipóteses, selecionar e compor argumentos relativos a processos políticos,
econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de
dados e informações de diversas naturezas.
- Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e da formação de territórios.
- Analisar situações de vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., problematizando
formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que
promovam os direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às diferenças e às
liberdades individuais.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
- Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
- Elaboração qualitativa das tarefas.