Page 19 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 19

DISCIPLINA: HISTÓRIA
           PROFESSORA ELAINE BUSO

                  Sejam bem-vindos!!!!
                  Como passaram as férias????
                  Espero que tenham aproveitado ao máximo e que estejam com muita disposição para iniciar esse
           novo ano.
                  O Terceiro Ano é um momento de muitas escolhas, por isso encare esse ano com seriedade desde
           o início, não deixando acumular tarefas, atividades e provas anuais com os vestibulares de dezembro. O
           grande segredo para o sucesso em 2024 será a organização. Procure fazer todas as tarefas com MUITA
           dedicação, leiam todos os textos propostos, façam leitura de jornal sistematicamente, para que possamos
           acompanhar e debater sobre os principais acontecimentos da atualidade e assim enriquecer cada vez
           mais o repertório.
                  Os principais conceitos trabalhados nesse trimestre serão: Manipulação política e Revolução.
                  Dicas importantes:
                  É muito importante a prontidão para o trabalho, por isso, quando o professor iniciar a aula,
           esteja com o material da aula próximo.
                  Não deixe de anotar todas as orientações de trabalho e tarefas, não confie demasiadamente na
           sua memória.
                  Não  atrase  a  entrega  de  atividades.  Atividades  entregues  fora  do  prazo  terão  seus  valores
           alterados.
                  Seria interessante que vocês desenvolvessem o hábito de ler os textos do livro a cada aula dada,
           com o objetivo de verificar a compreensão e o entendimento dos conceitos.

           CONTEÚDO CONCEITUAL
           Capítulos do nosso livro:

           Capítulo 7 – Renascimento artístico e científico
           Capítulo 8 – As Reformas Religiosas do século XVI
           Capítulo 9 – O Estado Absolutista e o mercantilismo
           Capítulo 10 – A invenção da América

           HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESSE TRIMESTRE
           -  Elaborar  hipóteses,  selecionar  e  compor  argumentos  relativos  a  processos  políticos,  econômicos,
           sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de
           diversas naturezas.
           - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e da formação de territórios.
           - Analisar situações de vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., problematizando formas de
           desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os direitos
           Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

           CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
           - Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
           - Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
           - Elaboração qualitativa das tarefas.
           - Leitura e interpretação de imagens.
           - Participação positiva em sala de aula.
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24