Page 19 - Previsão 3ª serie E.M. - 1º Tri
P. 19
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA ELAINE BUSO
Sejam bem-vindos!!!!
Como passaram as férias????
Espero que tenham aproveitado ao máximo e que estejam com muita disposição para iniciar esse
novo ano.
O Terceiro Ano é um momento de muitas escolhas, por isso encare esse ano com seriedade desde
o início, não deixando acumular tarefas, atividades e provas anuais com os vestibulares de dezembro. O
grande segredo para o sucesso em 2024 será a organização. Procure fazer todas as tarefas com MUITA
dedicação, leiam todos os textos propostos, façam leitura de jornal sistematicamente, para que possamos
acompanhar e debater sobre os principais acontecimentos da atualidade e assim enriquecer cada vez
mais o repertório.
Os principais conceitos trabalhados nesse trimestre serão: Manipulação política e Revolução.
Dicas importantes:
É muito importante a prontidão para o trabalho, por isso, quando o professor iniciar a aula,
esteja com o material da aula próximo.
Não deixe de anotar todas as orientações de trabalho e tarefas, não confie demasiadamente na
sua memória.
Não atrase a entrega de atividades. Atividades entregues fora do prazo terão seus valores
alterados.
Seria interessante que vocês desenvolvessem o hábito de ler os textos do livro a cada aula dada,
com o objetivo de verificar a compreensão e o entendimento dos conceitos.
CONTEÚDO CONCEITUAL
Capítulos do nosso livro:
Capítulo 7 – Renascimento artístico e científico
Capítulo 8 – As Reformas Religiosas do século XVI
Capítulo 9 – O Estado Absolutista e o mercantilismo
Capítulo 10 – A invenção da América
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESSE TRIMESTRE
- Elaborar hipóteses, selecionar e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos,
sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de
diversas naturezas.
- Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e da formação de territórios.
- Analisar situações de vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., problematizando formas de
desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
- Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
- Elaboração qualitativa das tarefas.
- Leitura e interpretação de imagens.
- Participação positiva em sala de aula.