Page 9 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 9

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

          (EM13LP46)  Compartilhar  sentidos  construídos  na  leitura/escuta  de  textos  literários,  percebendo
          diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para
          exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
          Eixo 6.
          (EM13LP47)  Participar  de  eventos  (saraus,  competições  orais,  audições,  mostras,  festivais,  feiras
          culturais  e  literárias,  rodas  e  clubes  de  leitura,  cooperativas  culturais,  jograis,  repentes,  slams  etc.),
          inclusive  para  socializar  obras  da  própria  autoria  (poemas,  contos  e  suas  variedades,  roteiros  e
          microrroteiros,  videominutos,  playlists  comentadas  de  música  etc.)  e/ou  interpretar  obras  de  outros,
          inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
          Eixos 3 e 6.
          (EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura
          brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone
          ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos
          estéticos.
          Eixos 1 e 6.
          (EM13LP49)  Perceber  as  peculiaridades  estruturais  e  estilísticas  de  diferentes  gêneros  literários  (a
          apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo
          nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de
          textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do
          indivíduo e do mundo pela literatura.
          Eixos 1 e 6.
          (EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros
          literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como
          a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
          Eixo 6.
          (EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas
          predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com
          autonomia e criticidade no meio cultural.
          (EM13LP52)  Analisar  obras  significativas  das  literaturas  brasileiras  e  de  outros  países  e  povos,  em
          especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica
          literária  (estrutura  da  composição,  estilo,  aspectos  discursivos)  ou  outros  critérios  relacionados  a
          diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros
          textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
          Eixos 1 e 2.
          (EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos,
          canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos,
          playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
          Eixos 1 e 3.
          (EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação de
          recursos textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações,
          fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
          Eixo 1.
                                                 Leitura do trimestre
                                                Romance “As meninas”
                                                Lygia Fagundes Telles
                                             Modernismo contemporâneo
                                                         1973
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14