Page 5 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 5

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
               determinação,  tomando  decisões  com  base  em  princípios  éticos,  democráticos, inclusivos,
               sustentáveis e solidários.
               Objetivo:  Tomar  decisões  com  princípios  éticos,  democráticos,  inclusivos,  sustentáveis  e
               democráticos.

               EIXOS  ESTRUTURANTES  DOS  ITINERÁRIOS  FORMATIVOS:  investigação
               científica, mediação e intervenção sociocultural.

               CONTEÚDOS CONCEITUAIS

               - Gênero estudado: dissertação para concursos.
               - Gêneros visitados: gêneros da esfera acadêmica, escolar e digital.
               - Classes de palavras variáveis: pronome e verbo.
               - Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.

               Os capítulos previstos para estudo no serão disponibilizados no Classroom da disciplina.

               CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

               (EM13LP01)  Relacionar  o  texto,  tanto  na  produção  como  na  leitura/  escuta,  com  suas
               condições  de  produção  e  seu  contexto  sócio-histórico  de  circulação  (leitor/audiência
               previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do
               discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise
               crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
               (EM13LP02)  Estabelecer  relações  entre  as  partes  do  texto,  tanto  na  produção  como  na
               leitura/escuta,  considerando  a  construção  composicional  e  o  estilo  do  gênero,
               usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam
               para  a  coerência,  a  continuidade  do  texto  e  sua  progressão  temática,  e  organizando
               informações,  tendo  em  vista  as  condições  de  produção  e  as  relações  lógico-discursivas
               envolvidas    (causa/efeito   ou    consequência;    tese/argumentos;    problema/solução;
               definição/exemplos etc.).
               (EM13LP05)  Analisar,  em  textos  argumentativos,  os  posicionamentos  assumidos,  os
               movimentos  argumentativos  e  os  argumentos  utilizados  para sustentá-los, para avaliar sua
               força e eficácia, e posicionar-se diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados,
               recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
               (EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da
               escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição
               de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso
               crítico da língua.
               (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do
               enunciador  frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e
               apreciativa)  e  de  diferentes  recursos  gramaticais que operam como modalizadores (verbos
               modais,  tempos  e  modos  verbais,  expressões  modais,  adjetivos,  locuções  ou  orações
               adjetivas,  advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de
               impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da
               compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos,
               considerando os contextos de produção.
               (EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e projetos
               discursivos.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10