Page 5 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
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10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
democráticos.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação
científica, mediação e intervenção sociocultural.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gênero estudado: dissertação para concursos.
- Gêneros visitados: gêneros da esfera acadêmica, escolar e digital.
- Classes de palavras variáveis: pronome e verbo.
- Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.
Os capítulos previstos para estudo no serão disponibilizados no Classroom da disciplina.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas
condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência
previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do
discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise
crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na
leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero,
usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam
para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando
informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas
envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução;
definição/exemplos etc.).
(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os
movimentos argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua
força e eficácia, e posicionar-se diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados,
recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da
escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição
de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso
crítico da língua.
(EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do
enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e
apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos
modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações
adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de
impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da
compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos,
considerando os contextos de produção.
(EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e projetos
discursivos.