Page 10 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 10
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais,
feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes,
slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas
variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou
interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
Eixos 3 e 6
(EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição
da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras
fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a
historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
Eixos 1 e 6
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros
literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do
eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos
romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para
experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Eixos 1 e 6
(EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes
autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos
diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam
e se retroalimentam.
Eixo 6
(EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição
segundo suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se
inserir e intervir com autonomia e criticidade no meio cultural.
(EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e
povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em
ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou
outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de
produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e
culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
Eixos 1 e 2
(EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros,
filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e
podcasts literários e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
Eixos 1 e 3
(EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e
apropriação de recursos textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções
derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou
subjetivamente com o texto literário.
Eixo 1
COMPOSIÇÃO DA
NOTA FINAL DO TRIMESTRE
TOTAL
30,0
AVALIAÇÕES
P1
6,0