Page 6 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 6

(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e
               digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível
               de  aprofundamento  adequado  (para além do senso comum) e contemple a sustentação das
               posições defendidas.
               (EM13LP15)  Planejar,  produzir,  revisar,  editar,  reescrever  e  avaliar  textos  escritos  e
               multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz
               respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si
               mesmo,  ao  leitor  pretendido,  ao  veículo  e  mídia em que o texto ou produção cultural vai
               circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e
               suas  regularidades,  à  variedade  linguística  apropriada  a  esse  contexto  e  ao  uso  do
               conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos
               de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
               (EM13LP26)  Engajar-se  na  busca  de  solução  de  problemas  que  envolvam a coletividade,
               denunciando  o  desrespeito  a  direitos,  organizando  e/ou  participando  de  discussões,
               campanhas  e  debates,  produzindo  textos  reivindicatórios,  normativos,  dentre  outras
               possibilidades, como forma de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada
               pela ética da responsabilidade.
               (EM13LP27) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura
               adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
               EM13LP28) Resumir e resenhar textos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do
               autor da obra e do resenhador), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e
               citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.
               (EM13LP29)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos (bibliográfica, de campo, experimento
               científico,  levantamento  de  dados  etc.),  usando  fontes  abertas  e  confiáveis,  registrando  o
               processo  e  comunicando  os  resultados,  tendo  em  vista  os  objetivos  colocados  e  demais
               elementos  do  contexto  de  produção,  como  forma  de  compreender  como  o  conhecimento
               científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na
               realização de pesquisas.
               (EM13LP30)  Compreender  criticamente  textos  de  divulgação  científica  orais,  escritos  e
               multissemióticos de diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e
               a  hierarquização  das  informações,  questionando  fontes  não  confiáveis  e  problematizando
               enfoques tendenciosos ou superficiais.
               (EM13LP31)  Selecionar  informações  e  dados  necessários  para  uma  dada  pesquisa  (sem
               excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.) e comparar autonomamente
               esses  conteúdos,  levando  em  conta  seus  contextos  de  produção,  referências  e  índices  de
               confiabilidade,  e  percebendo  coincidências,  complementaridades,  contradições,  erros  ou
               imprecisões  conceituais  e  de  dados,  de  forma  a  compreender e posicionar-se criticamente
               sobre esses conteúdos e estabelecer recortes precisos.
               (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos
               de  interesse  local  ou  global,  notícias,  fotodenúncias,  fotorreportagens,  reportagens
               multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas
               da  mídia,  vlogs  de  opinião,  textos  de  apresentação  e  apreciação  de  produções  culturais
               (resenhas,  ensaios  etc.)  e  outros  gêneros  próprios  das  formas  de  expressão  das  culturas
               juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma
               significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e
               booktuber, entre outros.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11