Page 6 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 6
(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e
digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível
de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das
posições defendidas.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e
multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz
respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si
mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai
circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e
suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do
conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos
de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
(EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade,
denunciando o desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões,
campanhas e debates, produzindo textos reivindicatórios, normativos, dentre outras
possibilidades, como forma de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada
pela ética da responsabilidade.
(EM13LP27) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura
adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
EM13LP28) Resumir e resenhar textos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do
autor da obra e do resenhador), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e
citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.
(EM13LP29) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento
científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o
processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais
elementos do contexto de produção, como forma de compreender como o conhecimento
científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na
realização de pesquisas.
(EM13LP30) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e
multissemióticos de diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e
a hierarquização das informações, questionando fontes não confiáveis e problematizando
enfoques tendenciosos ou superficiais.
(EM13LP31) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem
excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.) e comparar autonomamente
esses conteúdos, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de
confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou
imprecisões conceituais e de dados, de forma a compreender e posicionar-se criticamente
sobre esses conteúdos e estabelecer recortes precisos.
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos
de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens
multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas
da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais
(resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas
juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma
significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e
booktuber, entre outros.