Page 4 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
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O ENEM, com sua abordagem interdisciplinar, também apresenta situações-problema
que desafiam vocês a aplicar conhecimentos de maneira prática e contextualizada. Vamos
analisar como a linguagem é utilizada nesses contextos, desenvolvendo a habilidade de
interpretar textos complexos, identificar problemas e propor soluções argumentativas, algo
que se reflete tanto na redação quanto nas questões objetivas.
Estaremos juntos nessa jornada para desenvolver habilidades essenciais, como a
organização de ideias, a articulação de argumentos e a mobilização de repertório
sociocultural. Tudo isso será feito com o objetivo de prepará-los não apenas para os desafios
imediatos, como o ENEM e os vestibulares, mas também para a vida acadêmica e
profissional que se aproxima.
Sejam muito bem-vindos a mais uma etapa dessa jornada incrível! Vamos em frente,
com dedicação, entusiasmo e a certeza de que cada passo nos levará mais longe.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como
Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para
expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes
contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares)
para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver
problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas
e exercer protagonismo de autoria.
7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para
formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si
mesmo, dos outros e do planeta.
Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base
em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física
e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as
dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros,
com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus
saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.