Page 4 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 4

O ENEM, com sua abordagem interdisciplinar, também apresenta situações-problema
               que  desafiam  vocês  a  aplicar  conhecimentos  de maneira prática e contextualizada. Vamos
               analisar  como  a  linguagem  é  utilizada  nesses  contextos,  desenvolvendo  a  habilidade  de
               interpretar  textos  complexos,  identificar problemas e propor soluções argumentativas, algo
               que se reflete tanto na redação quanto nas questões objetivas.
                      Estaremos  juntos  nessa  jornada  para  desenvolver  habilidades  essenciais,  como  a
               organização  de  ideias,  a  articulação  de  argumentos  e  a  mobilização  de  repertório
               sociocultural. Tudo isso será feito com o objetivo de prepará-los não apenas para os desafios
               imediatos,  como  o  ENEM  e  os  vestibulares,  mas  também  para  a  vida  acadêmica  e
               profissional que se aproxima.
                      Sejam muito bem-vindos a mais uma etapa dessa jornada incrível! Vamos em frente,
               com dedicação, entusiasmo e a certeza de que cada passo nos levará mais longe.


               COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
               1.Valorizar  e  utilizar  os  conhecimentos  historicamente  construídos  sobre  o  mundo  físico,
               social,  cultural  e  digital  para  entender  e  explicar  a  realidade,  continuar  aprendendo  e
               colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
               Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
               4.  Utilizar  conhecimentos  das  linguagens  verbal  (oral  e  escrita)  e/ ou verbo-visual (como
               Libras),  corporal,  multimodal,  artística,  matemática,  científica,  tecnológica  e  digital  para
               expressar-se  e  partilhar  informações,  experiências,  ideias  e  sentimentos  em  diferentes
               contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
               Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir
               sentidos que levem ao entendimento mútuo.
               5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
               crítica,  significativa,  reflexiva  e  ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares)
               para  se  comunicar,  acessar  e  disseminar  informações,  produzir  conhecimentos,  resolver
               problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
               Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas
               e exercer protagonismo de autoria.
               7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para
               formular,  negociar  e  defender  ideias,  pontos  de  vista  e  decisões  comuns  que  respeitem  e
               promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
               âmbito  local,  regional  e  global,  com  posicionamento  ético  em  relação  ao  cuidado  de  si
               mesmo, dos outros e do planeta.
               Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base
               em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
               8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física
               e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as
               dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
               Objetivo:  Cuidar  da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros,
               com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
               9.  Empatia  e  Cooperação  —  Exercitar  a  empatia,  o  diálogo,  a  resolução  de conflitos e a
               cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
               com  acolhimento  e  valorização  da  diversidade  de  indivíduos  e  de  grupos  sociais,  seus
               saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
               Objetivo:  Fazer-se  respeitar  e  promover  o  respeito  ao  outro  e  aos  direitos humanos, com
               acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9