Page 8 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
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DISCIPLINA: LITERATURA
PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA
Caras e caros estudantes do Segundo Ano do Ensino Médio!
Após uma breve retomada dos conteúdos literários com os quais trabalhamos ao longo
do primeiro ano, estudaremos, ao longo do primeiro trimestre letivo de 2025, as 3 fases da
literatura romântica brasileira, cujos principais autores foram Gonçalves Dias (1ª
geração), Álvares de Azevedo (2ª geração) e Castro Alves (3ª geração).
Estudaremos, também, a prosa romântica brasileira, na figura de dois de seus grandes
expoentes: José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
Continuando a leitura e análise dos 9 livros que lhes serão exigidos no vestibular da
Fuvest 2027, tomaremos contato com o romance realista “Memórias de Martha”, da
escritora carioca Júlia Lopes de Almeida. Nas primeiras semanas, e antes do Carnaval,
apresentarei a vocês a obra e postarei, no Google Classroom, um roteiro de leitura acerca
dela.
Entre fevereiro e abril, retomaremos importantes elementos de análise dos romances
“A visão das plantas”, da luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, e “Balada de
amor ao vento”, da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Não se esqueçam de que
ambas as obras também compõem a relação das leituras obrigatórias da Fuvest 2027.
Embora o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não exija uma lista específica
de leitura de determinadas obras literárias, a INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS será exigida
o tempo todo nas questões não apenas ligadas às Linguagens e suas Tecnologias, mas
também nas relacionadas às demais áreas do conhecimento.
Será nosso maior objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da tão importante
COMPETÊNCIA LEITORA, seja por meio das leituras em aula, seja por meio da
resolução de exercícios dos principais vestibulares do país.
Espero que tenham um trimestre extraordinário e que ele represente o início de uma
nova e exitosa etapa de suas vidas acadêmicas.
Muito bem-vindos!
Marcão
COMPETÊNCIAS GERAIS
EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares)
para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver
problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência
e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural