Page 8 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 8

Leremos e discutiremos o conto “Casa Velha”, de Machado de Assis, obra constante da lista da
          Unicamp 2026. Vocês tomarão contato, ainda, com a coletânea de poemas “Nebulosa”, da escritora
          romântica Narcisa Amália. A obra, publicada no século XIX, pertence à lista da Fuvest 2026.
                 A título de  revisão  dos conteúdos de  2023, retomaremos  o Arcadismo, bem  como  leremos  e
          analisaremos trechos do poema árcade “Marília de Dirceu”, do escritor luso-brasileiro Tomás Antônio
          Gonzaga.
                 Quanto ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), embora não se exija a leitura de uma
          lista  específica  de  obras,  a  compreensão  leitora  lhes  será  cobrada  o  tempo  todo  nas  questões  de
          Linguagens e nas das demais disciplinas. Aplicaremos, nesse sentido, técnicas de interpretação de textos
          em questões da Fuvest, da Unicamp e do ENEM realizadas em anos anteriores.
                 É isso, minhas  e meus  caros!  Que tenhamos  um  ano bastante produtivo  e repleto de grandes
          aprendizados.
                                                                       Bem-vindos de volta e aquele abração!
                                                                                                                                  Prof. Marcão
                                             COMPETÊNCIAS GERAIS
                                              DA EDUCAÇÃO BÁSICA

          1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural
          e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
          sociedade justa, democrática e inclusiva.
          5)  Compreender,  utilizar  e  criar  tecnologias  digitais  de  informação  e  comunicação  de  forma  crítica,
          significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
          acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e
          autoria na vida pessoal e coletiva.
          10)  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e
          determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
          solidários.

                          EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
                                      Investigação Científica, Processos Criativos
                                        Mediação e Intervenção Sociocultural

                                           CONTEÚDOS CONCEITUAIS

          → Romantismo brasileiro na poesia (1ª, 2ª e 3ª Gerações): Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro
          Alves.
          → Realismo português: Eça de Queirós.
          → Realismo brasileiro: Machado de Assis.

          Leitura principal (obrigatória)
          → Romance “As meninas”.
          Lygia Fagundes Telles.  Modernismo brasileiro contemporâneo. Fuvest 2026

          Outras leituras
          → Coletânea de poemas “Nebulosa”.
          Narcisa Amália.  Romantismo brasileiro na poesia (1ª Geração). Fuvest 2026

          → Conto “Casa Velha”.
          Machado de Assis. Realismo brasileiro. Unicamp 2026
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13