Page 15 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 15
DISCIPLINA: FÍSICA
PROFESSORA CAMILA ORTIZ
Os estudos de Física terão como objetivo principal a compreensão física do mundo natural e
tecnológico, com especial ênfase aos temas e aspectos de maior significado para sua participação e
atuação no mundo contemporâneo.
A seguir, algumas informações sobre este ano que se inicia.
I. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
- Livro didático físico e digital: Conecte Live - Física - Volume único, Editora Saraiva.
PARTE I
Unidade 2
Capítulos 6, 10 - 12
Princípios da Dinâmica
● O princípio fundamental da dinâmica (2ª lei de Newton)
Trabalho, Potência Mecânica, Energia e suas conservações, Quantidade de movimento e sua
conservação
● Quantidade de Movimento e sua conservação
● Impulso de uma força
● Trabalho de uma força
● Transformações de Energia Mecânica
● Conservação e Dissipação de Energia
● Potência Mecânica
Competências e habilidades
● Reconhecer e saber utilizar corretamente símbolos, códigos e nomenclaturas de grandezas da
Física;
● Conhecer as unidades e as relações entre as unidades de uma mesma grandeza física para traduzi-
las e utilizá-las adequadamente;
● Interpretar e elaborar modelos simplificados de determinadas situações, a partir dos quais seja
possível levantar hipóteses e fazer previsões.
a. COMPETÊNCIAS GERAIS:
- Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções
(inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
b. EIXOS ESTRUTURANTES:
- Investigação Científica
- Processos Criativos
c. PROCESSOS METODOLÓGICOS:
● Aulas com explicações de conteúdos e exemplos relacionados ao cotidiano