Page 15 - Previsão 2ª serie E.M. - 1º Tri
P. 15

DISCIPLINA: FÍSICA
          PROFESSORA CAMILA ORTIZ

                 Os estudos de Física terão como objetivo principal a compreensão física do mundo natural e
          tecnológico, com especial ênfase aos temas e aspectos de maior significado para sua participação e
          atuação no mundo contemporâneo.
                 A seguir, algumas informações sobre este ano que se inicia.

          I. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
          - Livro didático físico e digital: Conecte Live - Física - Volume único, Editora Saraiva.

          PARTE I
          Unidade 2
          Capítulos 6, 10 - 12
          Princípios da Dinâmica
             ●   O princípio fundamental da dinâmica (2ª lei de Newton)

         Trabalho, Potência Mecânica, Energia e suas conservações, Quantidade de movimento e sua
          conservação
             ●  Quantidade de Movimento e sua conservação
             ●  Impulso de uma força
             ●  Trabalho de uma força
             ●  Transformações de Energia Mecânica
             ●  Conservação e Dissipação de Energia
             ●  Potência Mecânica

          Competências e habilidades
             ●  Reconhecer  e  saber  utilizar  corretamente  símbolos,  códigos  e  nomenclaturas  de  grandezas  da
                 Física;
             ●  Conhecer as unidades e as relações entre as unidades de uma mesma grandeza física para traduzi-
                 las e utilizá-las adequadamente;
             ●  Interpretar e elaborar modelos simplificados de determinadas situações, a partir dos quais seja
                 possível levantar hipóteses e fazer previsões.


          a.       COMPETÊNCIAS GERAIS:
          - Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
          social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
          construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
          - Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
          própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
          para  investigar  causas,  elaborar  e  testar  hipóteses,  formular  e  resolver  problemas  e  criar  soluções
          (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

            b.   EIXOS ESTRUTURANTES:
          - Investigação Científica
          - Processos Criativos

            c.    PROCESSOS METODOLÓGICOS:
           ●  Aulas com explicações de conteúdos e exemplos relacionados ao cotidiano
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20