Page 15 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 15

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS (continuação)
                Produção de respostas - Teremos uma ficha sobre este procedimento, que precisa ser
         elaborado  a  partir  da  leitura  e  interpretação  de  enunciados.  Ou  seja,  um  leitor  atento  tem
         condições de ser um autor de respostas mais completas e adequadas. Procure pensar que o
         leitor  da  sua  resposta  desconhece  o  que  estudamos,  buscando  fornecer,  para  ele,  as
         informações  básicas  (onde,  quem,  quando)  e  as  mais  detalhadas  (as  causas,  as

         consequências, as relações e outros detalhes). Pense que sua resposta é um texto e você é um
         “professor” e precisa se preocupar com um leitor que não sabe nada. Procure escrever com
         suas palavras e elaborar introdução, desenvolvimento e fechamento.





           É importante que você escreva tudo o que sabe sobre o que está sendo solicitado em
           cada  enunciado.  Por  isso,  use  muitas  palavras.  Lembre-se  de  que  enunciados  mais
           longos  exigem  respostas  também  mais  longas.  Empregue  as  palavras-chave
           destacadas  nas  aulas  a  partir  dos  objetivos  das  fichas.  Ter  êxito  na  produção  de
           respostas depende do envolvimento com os conteúdos conceituais, procedimentais e
           atitudinais de cada aula. Desse modo, as respostas adequadas são a consequência da
           execução de muitos fichamentos e anotações.















                CONTEÚDOS ATITUDINAIS


                É  importante  você  imaginar  as  melhores  atitudes  para  atender  aos  objetivos  expostos
         nos conteúdos conceituais e procedimentais. Pense sobre isso. Para lhe ajudar, pensamos em
         algumas  orientações.  Podemos  conversar  melhor,  em  sala,  sobre  as  relações  entre  os
         diferentes conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais). Por enquanto, é preciso…


            -   Organizar o caderno, anotando data e pauta, título, registros dirigidos, registros livres e
                reanotações.

            -   Respeitar o mapa de sala, que é decidido pelo(a) professor(a) coordenador(a).
            -   Ter  sempre  os  materiais  necessários  às  aulas  (livro,  caderno  e  chromebook  com  a
                bateria carregada em casa).
            -   Usar o planner para registrar as atividades a serem realizadas e/ou entregues.
            -   Dar importância ao grupo, levando em conta que cada um tem suas especificidades e
                demandas.
            -   Entender o espaço escolar como coletivo e público (e não individual e particular).
            -   Desenvolver uma postura colaborativa em todas as ocasiões.
            -   Ser pontual (horário das aulas e entrega de atividades).
            -   Evitar sair durante as aulas. Sua presença é muito importante.

                                                                                                                 15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20