Page 15 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 15
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS (continuação)
Produção de respostas - Teremos uma ficha sobre este procedimento, que precisa ser
elaborado a partir da leitura e interpretação de enunciados. Ou seja, um leitor atento tem
condições de ser um autor de respostas mais completas e adequadas. Procure pensar que o
leitor da sua resposta desconhece o que estudamos, buscando fornecer, para ele, as
informações básicas (onde, quem, quando) e as mais detalhadas (as causas, as
consequências, as relações e outros detalhes). Pense que sua resposta é um texto e você é um
“professor” e precisa se preocupar com um leitor que não sabe nada. Procure escrever com
suas palavras e elaborar introdução, desenvolvimento e fechamento.
É importante que você escreva tudo o que sabe sobre o que está sendo solicitado em
cada enunciado. Por isso, use muitas palavras. Lembre-se de que enunciados mais
longos exigem respostas também mais longas. Empregue as palavras-chave
destacadas nas aulas a partir dos objetivos das fichas. Ter êxito na produção de
respostas depende do envolvimento com os conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais de cada aula. Desse modo, as respostas adequadas são a consequência da
execução de muitos fichamentos e anotações.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
É importante você imaginar as melhores atitudes para atender aos objetivos expostos
nos conteúdos conceituais e procedimentais. Pense sobre isso. Para lhe ajudar, pensamos em
algumas orientações. Podemos conversar melhor, em sala, sobre as relações entre os
diferentes conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais). Por enquanto, é preciso…
- Organizar o caderno, anotando data e pauta, título, registros dirigidos, registros livres e
reanotações.
- Respeitar o mapa de sala, que é decidido pelo(a) professor(a) coordenador(a).
- Ter sempre os materiais necessários às aulas (livro, caderno e chromebook com a
bateria carregada em casa).
- Usar o planner para registrar as atividades a serem realizadas e/ou entregues.
- Dar importância ao grupo, levando em conta que cada um tem suas especificidades e
demandas.
- Entender o espaço escolar como coletivo e público (e não individual e particular).
- Desenvolver uma postura colaborativa em todas as ocasiões.
- Ser pontual (horário das aulas e entrega de atividades).
- Evitar sair durante as aulas. Sua presença é muito importante.
15