Page 14 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 14

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

                Agora,  fique  atento  ao  modo  como  iremos  desenvolver  os  conteúdos  conceituais.  Ou
         seja,  entenda  as  ações  a  serem  praticadas  durante  as  aulas.  Evite  apenas  ouvir  as
         explicações. Esteja preparado para os vários tipos de produções escritas. Vejamos quais são
         elas.

                Fichamentos  -  Teremos  muitos  fichamentos,  que  serão  o  ponto  de  partida  para  as
         explicações. Eles são registros de todas as ideias dos textos lidos. Você pode elaborar citações
         (entre aspas) e paráfrases (com as suas palavras). Teremos uma ficha especialmente reservada

         para  esse  procedimento,  que  é  importante  como  modo  de  estudar  e  compreender  textos
         diversos.  Praticando  os  fichamentos,  é  mais  fácil  entender  as  diferentes  interpretações  dos
         historiadores sobre os mesmos fatos e conceitos. Seja bem-vindo aos diversos modos de contar
         a  História.  E  lembre-se:  precisamos  estar  atentos  aos  novos  estudos  para  estarmos  bem
         atualizados quanto à produção do conhecimento histórico.
















                Anotações  dirigidas  -  São  registros  elaborados  junto  com  a  professora  e  ficam
         praticamente iguais para todos os alunos. Podem ser escritos no telão, para serem copiados, ou
         orientados por meio de explicações orais mais pausadas. Por vezes, podem ocorrer pequenas
         diferenças entre os registros.

                Anotações  livres  - As  anotações  livres  são  registros  escritos  daquilo  que  explicamos

         nas aulas, sem que sejam cópias ou ditados. Começaremos juntos e, aos poucos, você será
         motivado a desenvolver maior independência. Podem ser elaborados alguns desenhos, desde
         que, em pequena quantidade, estejam acompanhados de explicações escritas.







                                                      ATENÇÃO!


                  Devem  ser  elaboradas  constantes  releituras  dessas  anotações  livres  após  as
           aulas, procurando reanotá-las, ou seja, corrigindo-as e complementando-as com o que
           você  não  teve  tempo  de  anotar  nas  aulas  e  até  com  pesquisas  (anote  sempre  as
           fontes!). No início, você pode utilizar lápis e reanotar, em casa, com o uso da caneta.
           Ao  terminar  a  aula  de  História,  existe  essa  constante  lição  de  casa.  Praticar  a
           reanotação é um modo eficiente de estudar dia a dia.








                                                                                                                 14
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19