Page 13 - Previsão 6º ano - 1º Tri
P. 13
História
INTRODUÇÃO
Muito prazer! Sou a Shirley, professora de História. Para você se organizar, nossas aulas
serão orientadas por fichas. Em cada ficha, temos os objetivos de aprendizagem e, assim, se
você ficar bem atento a eles, saberá como estudar dia a dia. Comece, desde já, a agir como um
mini historiador e fique bem atento aos detalhes, assim como faz um detetive.
Prepare-se para praticar os seguintes verbos:
● Ler - Nossa meta é conhecer várias interpretações sobre o mesmo tema. O
conhecimento não tem fim. Saber ler e interpretar abre portas para o mundo.
● Escrever - Teremos fichamentos, anotações dirigidas, anotações livres e respostas para
enunciados.
● Falar - Para falar nas aulas, é preciso saber de onde foram retiradas as informações
compartilhadas. Saber ficar em silêncio, para ouvir o outro, também faz parte de saber
falar.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
Iremos retomar, logo de início, a divisão tradicional da História (períodos mais usados e
conhecidos) e as civilizações da chamada Idade Antiga. Depois, iremos explorar os seguintes
temas:
O trabalho dos historiadores - Aprenderemos como são elaboradas as pesquisas
destes profissionais, que - após muitas investigações, interpretações e análises - chegam aos
resultados finais, que, por vezes, são publicados em livros. Portanto, ser historiador é produzir
conhecimento histórico e, para isso, é preciso entrar em contato com as fontes históricas e
produções de outros intelectuais. Entenderemos também o processo de criação da divisão
tradicional da História. Palavras-chave: mudança histórica, permanência histórica, fontes
históricas, cultura material, cultura imaterial, modo de vida, tempo, passado, presente e
períodos.
As primeiras civilizações e a Mesopotâmia - Iremos retomar a passagem entre a
Pré-História e Idade Antiga, procurando entender como se formaram as primeiras cidades e
civilizações, que são caracterizadas por mudanças profundas nos modos de vida das pessoas.
Surgiam as diferenças sociais, a especialização das tarefas, a mistura entre política e religião,
a escrita… Palavras-chave: civilização, escrita cuneiforme, politeísmo, hierarquia social,
cidade-Estado, zigurate, poder (des)centralizado e poder hereditário.
13