Page 66 - Para além do tempo... - 7º ano 2023
P. 66

fértil traz os frutos e plantações, como mandioca, batatas doces, jaca,
               jabuticaba e uma variedade de plantas que nos sustentam.

                       Dentro de nossa comunidade, as mulheres superam em número
               os homens. Já as crianças e adolescentes, ultrapassam o número de
               adultos. Temos aproximadamente 60 famílias vivendo juntas como uma

               comunidade. A educação é muito importante, com cada criança sendo
               incentivada a buscar um aprendizado mais elevado. Iniciamos nossa
               jornada educacional com as crianças estudando em tupi-guarani,

               fazendo a transição para o português no sétimo ano.
                       Muitas mulheres, inclusive eu, às vezes, usamos nossa energia
               criativa para desenvolver itens tradicionais que honram nossa herança.
               Essas criações não apenas nos conectam ao nosso passado, mas

               também fornecem um meio de sustento para o futuro de nossa
               comunidade. Algumas das coisas que as mulheres fazem incluem

               pulseiras, prendedores de cabelo e muitas outras coisas bonitas.
                       Quando o vírus da Covid-19 surgiu, não permitimos a entrada de
               estranhos, uma medida necessária para proteger nosso povo da
               doença. O risco era muito grande e, por isso, optamos por manter os

               visitantes afastados, preservando a segurança de nossa comunidade e
               suas tradições.
                       Em nossa aldeia, existe uma lenda chamada Cunhambebe, que,

               pelo que dizem, morreu com uma facada no pescoço e rogou que cada
               homem branco que aqui tentasse ficar rico, fracassaria. Junto com
               Cunhambebe, quase toda a população indígena da região foi

               sumariamente dizimada pelos bandeirantes.
                       Em nossa aldeia, há uma cerimônia de batismo e é nela que
               nossas crianças recebem o nome. Essa cerimônia ocorre dia 29 de

               janeiro. O nome da criança não é definido pelos pais e sim pelo pajé. As
               crianças recebem dois nomes, um indígena e um em português.
                       Agora, eu fiquei curiosa sobre sua vida no Centro Histórico de
               Paraty, esse lugar deve ser bem legal e cheio de curiosidades. Como ele

               foi criado? Como é a vida aí? O que vocês fazem? Agora, digo adeus
               para você e, se puder, responda a essa carta o mais rápido possível,
               estou bem curiosa sobre esse Centro Histórico.

                                                                                                Janaina
                              (Anna Carolina Miura e João Lucas Strausser de Sá Oliveira)
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71