Page 9 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 9
Matemática 2
Vamos iniciar o 3° Trimestre, e ainda temos muito a aprender em Geometria e
Grandezas e Medidas. Então, vamos em frente para concluir um ano muito produtivo e cheio de
aprendizado.
Obrigada pelo empenho e dedicação de vocês! A participação, em aula e em casa com
as lições, foi essencial para o aprimoramento dos conceitos que trabalhamos.
Vamos continuar assim?
No ano passado vocês já estudaram as características e classificações dos triângulos e
quadriláteros, mas agora vamos aprofundar ainda mais esses estudos, trabalhando também
com fórmulas de área, com o cálculo do perímetro, a relação entre os seus ângulos internos,
entre outros pontos importantes. Os ângulos suplementares, que estudamos no primeiro
trimestre, serão muito importantes neste trimestre. A equação do 1° grau, que vocês estudarão
em Matemática I, também será importante em cálculos da geometria. Teremos ainda as
transformações geométricas, que estão presentes na natureza e na arte.
Prontos para começar?
Contem sempre conosco!!!!
Quais conteúdos conceituais nós aprenderemos? Por quê?
❏ Triângulos e quadriláteros: classificar os triângulos quanto aos lados e quanto aos
ângulos; identificar as características dos diferentes tipos de quadriláteros; compreender
a relação entre a soma dos ângulos internos do triângulo e do quadrilátero; construir
triângulos e quadriláteros com régua e compasso.
❏ Área de triângulos e quadriláteros: utilizar diferentes unidades de medida de
superfície, de acordo com cada situação; calcular a área dos seguintes polígonos:
retângulo, quadrado, paralelogramo, triângulo, trapézio e losango.
❏ Transformações geométricas: identificar figuras que apresentam simetria de reflexão,
rotação ou translação; obter figuras por meio das transformações geométricas.
Conteúdos procedimentais
❏ Compartilhar diferentes estratégias na resolução de problemas.
❏ Levantar hipóteses, fazer previsões e estimativas. Reflita sobre o resultado obtido em um
problema. Será que ele faz sentido? É necessário fazer um arredondamento para
fornecer o resultado final?
❏ Usar uma linguagem matemática clara e organizada, com anotações e registros bem
feitos no caderno. Manter os cálculos nas resoluções de exercícios também é muito
importante!!!
❏ Analisar erros em exercícios do dia a dia ou em trabalhos e provas, buscando sempre o
aprendizado.
❏ Destacar as palavras-chave nos problemas, identificando os dados e os cálculos que
devem ser realizados. 9