Page 9 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 9

Matemática 2



                Vamos  iniciar  o  3°  Trimestre,  e  ainda  temos  muito  a  aprender  em  Geometria  e
         Grandezas e Medidas. Então, vamos em frente para concluir um ano muito produtivo e cheio de
         aprendizado.
                Obrigada pelo empenho e dedicação de vocês! A participação, em aula e em casa com
         as lições, foi essencial para o aprimoramento dos conceitos que trabalhamos.
                Vamos continuar assim?
                No ano passado vocês já estudaram as características e classificações dos triângulos e
         quadriláteros,  mas  agora  vamos  aprofundar  ainda  mais  esses  estudos,  trabalhando  também
         com fórmulas de área, com o cálculo do perímetro, a relação entre os seus ângulos internos,
         entre  outros  pontos  importantes.  Os  ângulos  suplementares,  que  estudamos  no  primeiro
         trimestre, serão muito importantes neste trimestre. A equação do 1° grau, que vocês estudarão
         em  Matemática  I,  também  será  importante  em  cálculos  da  geometria.  Teremos  ainda  as
         transformações geométricas, que estão presentes na natureza e na arte.
                Prontos para começar?
                Contem sempre conosco!!!!


                   Quais conteúdos conceituais nós aprenderemos? Por quê?



          ❏     Triângulos  e  quadriláteros:  classificar  os  triângulos  quanto  aos  lados  e  quanto  aos
                ângulos; identificar as características dos diferentes tipos  de quadriláteros; compreender
                a  relação  entre  a  soma  dos  ângulos  internos  do  triângulo  e  do  quadrilátero;  construir
                triângulos e quadriláteros com régua e compasso.


          ❏     Área  de  triângulos  e  quadriláteros:  utilizar  diferentes  unidades  de  medida  de
                superfície,  de  acordo  com  cada  situação;  calcular  a  área  dos  seguintes  polígonos:
                retângulo, quadrado, paralelogramo, triângulo, trapézio e losango.


          ❏     Transformações geométricas: identificar figuras que apresentam simetria de reflexão,
                rotação ou translação; obter figuras por meio das transformações geométricas.












                                           Conteúdos procedimentais


          ❏     Compartilhar diferentes estratégias na resolução de problemas.
          ❏     Levantar hipóteses, fazer previsões e estimativas. Reflita sobre o resultado obtido em um
                problema.  Será  que  ele  faz  sentido?  É  necessário  fazer  um  arredondamento  para
                fornecer o resultado final?
          ❏     Usar  uma  linguagem  matemática  clara  e  organizada,  com  anotações  e  registros  bem
                feitos  no  caderno.  Manter  os  cálculos  nas  resoluções  de  exercícios  também  é  muito
                importante!!!
          ❏     Analisar erros em exercícios do dia a dia ou em trabalhos e provas, buscando sempre o
                aprendizado.
          ❏     Destacar  as  palavras-chave  nos  problemas,  identificando  os  dados  e  os  cálculos  que
                devem ser realizados.                                                                               9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14