Page 25 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 25
Direitos Humanos e Cidadania
Professora Maria Natália Barboza da Silveira
Olá, queridos alunos! Chegamos ao último trimestre do ano letivo. O que iremos
estudar?
✔ Declaração dos Direitos Humanos:
Como não finalizamos o conteúdo do 2º Trimestre, continuaremos o estudo e
leitura do livro "O Diário de Anne Frank em quadrinhos".
Contextualizar a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
✔ Estatuto da Criança e do Adolescente: direitos humanos, cidadania e
desigualdade social.
Contextualizar a importância dos direitos de crianças e adolescentes para a
formação de uma sociedade mais democrática e marcada pela cidadania.
✔ Método filosófico: dúvida metódica.
Compreender a importância da dúvida metódica em nosso cotidiano. Sócrates,
Descartes e outros pensadores.
✔ A importância dos direitos políticos. Trabalho com as ferramentas
pedagógicas do fast food da política.
✔ Assembleias de Sala: continuaremos trabalhando o diálogo, a resolução de
conflitos e o respeito às diferenças.
Neste trimestre, o foco é a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). E como
será desenvolvido este trabalho?
Cada atividade terá uma proposta condizente com os objetivos do trimestre,
que deverá ser seguida com atenção.
Faremos leituras da DUDH (1948), de textos, trechos de livros e também
faremos a leitura do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) a fim de
aplicar as teorias estudadas e vivenciá-las de forma prática. Continuação da
leitura do Diário de Anne Frank em quadrinhos. Elaboração de Manifesto
sobre os Direitos Humanos.
Registro das aulas através de anotações no caderno. O caderno é seu
material de estudo, deixe-o bem organizado e completo.
ADOS AVALIAÇÃO
✔ Participação: 4 pontos. ✔ Caderno: 8 pontos.
✔ Atividades, tarefas: 12 pontos. ✔ Atividade Avaliativa - Manifesto: 16
pontos.
Tenham um ótimo trimestre!! Beijos!!!
Naty