Page 11 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 11
Estudos do meio e trabalhos interdisciplinares...
Pensando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), faremos um projeto de
consciência ambiental - “Por um Santa mais verde”. Para auxiliar nossos estudos
da sala de aula, faremos duas saídas de campo. Nessas saídas sermos provocados
a refletir sobre as consequências da geração de lixo para o meio ambiente. Ambas
serão experiências inesquecíveis e terão como objetivo atingir um novo modo de
pensar e agir em prol do meio ambiente.
Itu, Salto e Porto Feliz 2 RECICLÁZARO
1
Neste Estudo do Meio para as cidades de Nesta saída, visitaremos o Reciclázaro, uma
Itu, Salto e Porto Feliz, o objetivo será analisar a associação que visa reintegrar à sociedade pessoas
interferência humana no meio ambiente, observar a em situação de risco social e vulnerabilidade, por
realidade do rio Tietê, explorar conceitos como meio de ações socioambientais. Lá teremos uma
sustentabilidade ambiental, entre outros. verdadeira aula sobre educação ambiental e consumo
consciente, buscando capacitar para participação
ativa de todos em defesa do meio ambiente.
O impacto do lixo no meio ambiente é mote do nosso trimestre. Iniciaremos o nosso trabalho com pesquisas
sobre conceitos importantes relacionados ao meio ambiente, a sustentabilidade e consumo consciente. Inspirados
nas obras de Vik Muniz, vamos refletir a relação do lixo com arte. E, usando a criatividade, vamos
transformar o lixo em obra-prima. Claro, para isso, vamos contar com a ajudinha da professora Mel!
Mas não é só isso! Também em parceria com outras disciplinas (Educação Física, Matemática e TICs)
produziremos brinquedos e jogos, reciclando e reaproveitando materiais, que teriam como destino o lixo.
Essas atividades, por serem propostas de trabalho em grupo, vão produzir
não apenas conhecimento sobre conteúdos específicos de ciências, como
também ajudar a desenvolver habilidades no âmbito sócio-emocional, como:
respeitar o colega, ouvir o outro; expor ideias, argumentar, cooperar; ter
autoconfiança e ter autonomia.
Mas não se esqueçam de que os
procedimentos trabalhados ao longo do ano
continuarão fazendo parte da nossa rotina de
estudos, como por exemplo:
- Registro as aulas no caderno
- Uso do planner
- Primeiras ideias
- Atividades práticas
- Observação
- Levantamento de hipóteses
- Leituras diversas