Page 11 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 11

Estudos do meio e trabalhos interdisciplinares...



                     Pensando  nos  Objetivos  de  Desenvolvimento  Sustentável  (ODS)
              propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), faremos um projeto de
              consciência ambiental - “Por um Santa mais verde”. Para auxiliar nossos estudos
              da sala de aula, faremos duas saídas de campo. Nessas saídas sermos provocados
              a refletir sobre as consequências da geração de lixo para o meio ambiente. Ambas
              serão experiências inesquecíveis e terão como objetivo atingir um novo modo de
              pensar e agir em prol do meio ambiente.


                       Itu, Salto e Porto Feliz                         2      RECICLÁZARO
                  1



                 Neste  Estudo do Meio para as cidades de                 Nesta saída, visitaremos o Reciclázaro, uma
          Itu,  Salto  e  Porto  Feliz,  o  objetivo  será  analisar  a   associação  que  visa  reintegrar  à  sociedade  pessoas
          interferência humana no meio ambiente, observar a        em  situação  de  risco  social  e  vulnerabilidade,  por
          realidade  do  rio  Tietê,  explorar  conceitos  como    meio  de  ações  socioambientais.  Lá  teremos  uma
          sustentabilidade ambiental, entre outros.                verdadeira aula sobre educação ambiental e consumo
                                                                   consciente,  buscando  capacitar  para  participação
                                                                   ativa de todos em defesa do meio ambiente.





            O impacto do lixo no meio ambiente é mote do nosso trimestre. Iniciaremos o nosso trabalho com pesquisas
            sobre conceitos importantes relacionados ao meio ambiente, a sustentabilidade e consumo consciente. Inspirados
            nas  obras  de  Vik  Muniz,  vamos  refletir  a  relação  do  lixo  com  arte.    E,  usando  a  criatividade,  vamos
            transformar o lixo em obra-prima. Claro, para isso, vamos contar com a ajudinha da professora Mel!


            Mas não é só isso! Também em parceria com outras disciplinas (Educação Física, Matemática e TICs)
            produziremos brinquedos e jogos, reciclando e reaproveitando materiais, que teriam como destino o lixo.

              Essas  atividades, por serem propostas de trabalho  em grupo, vão  produzir
              não  apenas  conhecimento  sobre  conteúdos  específicos  de  ciências,  como
              também ajudar a desenvolver habilidades no âmbito  sócio-emocional, como:
              respeitar  o  colega,  ouvir  o  outro;  expor  ideias,  argumentar,  cooperar;  ter
              autoconfiança e ter autonomia.







                                       Mas  não  se  esqueçam  de  que  os
                                     procedimentos trabalhados ao longo do ano
                                     continuarão fazendo parte da nossa rotina de
                                     estudos, como por exemplo:
                                        - Registro as aulas no caderno
                                        - Uso do planner
                                        - Primeiras ideias
                                        - Atividades práticas
                                        - Observação
                                        - Levantamento de hipóteses
                                        - Leituras diversas
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16