Page 28 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 28

Eixo estruturante do 2º trimestre – Investigação científica e processos criativos:
                  “Dança  (expressão  corporal)  -  caracterizando  as  diversas  representatividades
                  regionais do Brasil”
                  -  Estudar  as  diversidades  das  danças;  danças  regionais,  sua  evolução  histórica  e
                  representatividade cultural.
                  -  Criar  em  grupo  os  movimentos  das  danças  de  uma  região  do  Brasil,  usando  a
                  criatividade.
                  - Introduzir música aos movimentos e apresentar como uma coreografia.

                  Habilidades:
                  - Valorizar as outras culturas e suas particularidades, aprendendo a valorizá-las e respeitá-
                  las, das diversas regiões do país;
                  - Trabalhar a dança, promovendo a alteridade e mostrando que todos somos capazes frente
                  às diferenças.

                  Competências:
                  - Conhecimento;
                  - Pensamento científico, crítico e criativo;
                  - Repertório cultural.

                  Obs.: As datas das apresentações serão combinadas e postadas no Classroom.
                   Conteúdos            Atividade             Critério        de  Pontuação/ Data
                                                              avaliação
                   Dança  (Expressão  - Pesquisar em          - Apresentar as      18,0
                   corporal/Arte)       grupo, estilos de     diversidades dos     Mês de maio
                                        diferentes danças     movimentos
                                        regionais do Brasil,  corporais da dança
                                        conhecendo e          pesquisada, sua
                                        valorizando sua       origem e cultura
                                        cultura,              envolvida;
                                        curiosidades e
                                        particularidades;     - Ser criativo;

                                        - Criar em grupos     - Ter sincronismo
                                        movimentos            respeitando o ritmo
                                        corporais em 4        utilizado(dança);
                                        etapas de 8 tempos;
                                                              - Colaborar com o
                                        - Introduzir música  grupo dando ideias
                                        aos movimentos e      e trazendo
                                        apresentar como       propostas.
                                        uma coreografia.


                   Jogos,        jogos  Práticas e            - Participação       6,0
                   recreativos       e  discussões            prática              Ao     longo     do
                   esportes                                   (pontualidade,       trimestre
                                                              organização,
                                                              uniforme);
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33