Page 27 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 27

A participação e o envolvimento serão primordiais para que as atividades sejam
                  prazerosas  e  divertidas.  Para  isso,  será  imprescindível  a  dedicação,  organização  e
                  compromisso de vocês.
                         Faremos nesse trimestre uma abordagem teórica e prática mais aprofundada
                  sobre  as  linguagens  corporais  (danças,  movimentos  corporais  diversificados,
                  coreografias, arte e danças regionais do Brasil).
                         Teremos  como  objetivo  compreender  as  linguagens  e  práticas  da  expressão
                  corporal  para  sermos capazes  de criar e atuar sobre elas, pesquisando, vivenciando e
                  estudando sobre suas origens e culturas.
                         Com isso, aprenderemos a valorizar essa prática, respeitando e ampliando nosso
                  conhecimento sobre esse tema.
                         Dentro  desse  trimestre  também  teremos  a  dança  da  quadrilha,  na  nossa  festa
                  junina, que é uma dança de influência vinda da Europa e muito difundida nos diversos
                  estados do Brasil.
                         Trabalharemos também neste 2º trimestre o passeio ecológico e cultural do Petar,
                  com foco interdisciplinar.

                  Conteúdos Conceituais
                  - Esportes: Basquete e Futsal
                  - Jogos: Queimadas variadas; jogos ressignificados
                  - Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol
                  - Ginástica de condicionamento físico
                  - Expressão corporal/Dança

                  Conteúdos Procedimentais

                  -    Fruir,    na     escola    ,    jogos     não     convencionais,     valorizando
                  e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e
                  etários.
                  - Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função
                  dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses
                  diferentes                    tipos                     de                     jogos.
                  - Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que
                  viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de
                  promover                                    a                                  saúde.
                  -   Fruir   um    ou   mais    programas    de    exercícios   físicos,   identificando
                  as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de
                  uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
                  -  Discutir  as  transformações  históricas  dos  padrões  de  desempenho,  saúde  e  beleza,
                  considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
                  etc.)
                  -  Relacionar  as  diversas  linguagens  corporais  com  a  arte  e  a  cultura,  valorizando  e
                  respeitando           as          diversas          manifestações           culturais.
                  - Experimentar e fruir danças regionais, identificando seus elementos constitutivos (ritmo,
                  espaço,                                                                       gestos).
                  -  Planejar  e  utilizar  estratégias  para  aprender  elementos  constitutivos  das  danças
                  regionais.
                  -  Desenvolver  o  gosto  pela  expressão  corporal,  através  da  criatividade.
                  - Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo
                  e de seus movimentos.
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32