Page 27 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 27

DISCIPLINA: FILOSOFIA
       PROFESSORA MARIANA RUBIANO

              Neste trimestre, trataremos da diferença entre a ciência antiga e moderna. Começaremos pelos filósofos
       clássicos  gregos  que  trabalharam  a  questão  do  conhecimento.  Estudaremos  o  pensamento  de  Platão,
       Aristóteles,  da  escola  filosófica  cética  e  de Agostinho de Hipona. Num segundo momento, estudaremos a
       Revolução Científica e o surgimento da ciência moderna. Nosso objetivo será  refletir sobre duas questões: 1)
       Como podemos chegar ao conhecimento verdadeiro, isto é, que caminhos nos levam até o saber? 2) Como
       podemos evitar o erro e alcançar a verdade?

       COMPETÊNCIA
       1.  Analisar  processos  políticos,  econômicos,  sociais,  ambientais  e  culturais  nos  âmbitos  local,  regional,
       nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a
       compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.

       HABILIDADES
       (EM13CHS101)  Analisar  e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
       vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos,
       econômicos, sociais, ambientais e culturais.
       (EM13CHS104)  Analisar  objetos  da  cultura  material  e imaterial como suporte de conhecimentos, valores,
       crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

       CONTEÚDOS CONCEITUAIS

       Platão:
          ●  a dicotomia entre essência e aparência, mundo sensível e mundo das ideias.
          ●  dialética e o caminho para o conhecimento

       Aristóteles:
          ●  teorias das quatro causas
          ●  introdução à lógica
       Ceticismo:
          ●  dúvida e probabilidade, ceticismo pirrônico e acadêmico
       Agostinho de Hipona
          ●  fé e razão
       Revolução científica
          ●  Surgimento da ciência moderna
          ●  Racionalismo
          ●  Empirismo

       OBJETIVO:
       Compreender que para chegar ao conhecimento é preciso dedicação e método, isto é, ter um caminho para
       chegar ao conhecimento. Compreender as diferenças de caminhos apontadas por Platão, Aristóteles, os céticos
       e Agostinho de Hipona para chegar ao saber, mas que em todos a razão possui um papel central.

       Capítulos previstos para estudo no trimestre: 10, 11 e 12.
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31