Page 27 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
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DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSORA MARIANA RUBIANO
Neste trimestre, trataremos da diferença entre a ciência antiga e moderna. Começaremos pelos filósofos
clássicos gregos que trabalharam a questão do conhecimento. Estudaremos o pensamento de Platão,
Aristóteles, da escola filosófica cética e de Agostinho de Hipona. Num segundo momento, estudaremos a
Revolução Científica e o surgimento da ciência moderna. Nosso objetivo será refletir sobre duas questões: 1)
Como podemos chegar ao conhecimento verdadeiro, isto é, que caminhos nos levam até o saber? 2) Como
podemos evitar o erro e alcançar a verdade?
COMPETÊNCIA
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional,
nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a
compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
HABILIDADES
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos,
econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS104) Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos, valores,
crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
Platão:
● a dicotomia entre essência e aparência, mundo sensível e mundo das ideias.
● dialética e o caminho para o conhecimento
Aristóteles:
● teorias das quatro causas
● introdução à lógica
Ceticismo:
● dúvida e probabilidade, ceticismo pirrônico e acadêmico
Agostinho de Hipona
● fé e razão
Revolução científica
● Surgimento da ciência moderna
● Racionalismo
● Empirismo
OBJETIVO:
Compreender que para chegar ao conhecimento é preciso dedicação e método, isto é, ter um caminho para
chegar ao conhecimento. Compreender as diferenças de caminhos apontadas por Platão, Aristóteles, os céticos
e Agostinho de Hipona para chegar ao saber, mas que em todos a razão possui um papel central.
Capítulos previstos para estudo no trimestre: 10, 11 e 12.