Page 27 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 27
A participação e o envolvimento serão primordiais para que as atividades sejam
prazerosas e divertidas. Para isso, será imprescindível a dedicação, organização e
compromisso de vocês.
Faremos nesse trimestre uma abordagem teórica e prática mais aprofundada
sobre as linguagens corporais (danças, movimentos corporais diversificados,
coreografias, arte e danças regionais do Brasil).
Teremos como objetivo compreender as linguagens e práticas da expressão
corporal para sermos capazes de criar e atuar sobre elas, pesquisando, vivenciando e
estudando sobre suas origens e culturas.
Com isso, aprenderemos a valorizar essa prática, respeitando e ampliando nosso
conhecimento sobre esse tema.
Dentro desse trimestre também teremos a dança da quadrilha, na nossa festa
junina, que é uma dança de influência vinda da Europa e muito difundida nos diversos
estados do Brasil.
Trabalharemos também neste 2º trimestre o passeio ecológico e cultural do Petar,
com foco interdisciplinar.
Conteúdos Conceituais
- Esportes: Basquete e Futsal
- Jogos: Queimadas variadas; jogos ressignificados
- Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol
- Ginástica de condicionamento físico
- Expressão corporal/Dança
Conteúdos Procedimentais
- Fruir, na escola , jogos não convencionais, valorizando
e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e
etários.
- Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função
dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses
diferentes tipos de jogos.
- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que
viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de
promover a saúde.
- Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando
as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de
uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
- Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
etc.)
- Relacionar as diversas linguagens corporais com a arte e a cultura, valorizando e
respeitando as diversas manifestações culturais.
- Experimentar e fruir danças regionais, identificando seus elementos constitutivos (ritmo,
espaço, gestos).
- Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças
regionais.
- Desenvolver o gosto pela expressão corporal, através da criatividade.
- Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo
e de seus movimentos.