Page 23 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 23

Faremos neste trimestre uma abordagem teórico e prática mais aprofundada sobre as linguagens corporais
       (danças; movimentos corporais diversificados; coreografias; arte e as danças das matrizes africanas e
       indígenas).
             Teremos como objetivo compreender as linguagens e práticas da expressão corporal e sermos capazes de
       criar e atuar sobre elas, pesquisando, vivenciando e estudando sobre suas origens e culturas.
            Com isso, aprenderemos a valorizar essa prática, respeitando e ampliando nosso conhecimento sobre esse
       tema.
            Dentro desse trimestre também teremos a dança da quadrilha, na nossa festa junina, que é uma dança de
       influência vinda da Europa e muito difundida nos diversos estados do Brasil.

       Trabalharemos também neste 2º trimestre, o passeio ecológico e cultural do Petar com foco interdisciplinar.


       Conteúdos Conceituais

       - Esportes: Basquete e Futsal
       - Jogos: Queimadas variadas; jogos ressignificados
       - Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol
       - Ginástica de condicionamento físico
       - Expressão corporal/Dança


       Conteúdos Procedimentais

       - Fruir, na escola , jogos não convencionais, valorizando
        e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
        - Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos avanços das
       tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
        - Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que viabilizem a
       participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
        - Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando
        as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática
       individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
        - Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma
       como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.)
        - Relacionar as diversas linguagens corporais com a arte e a cultura, valorizando e respeitando as diversas
       manifestações culturais.
        - Experimentar e fruir danças de outras matrizes, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço,
       gestos).
        - Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças africanas e indígenas.
        - Desenvolver o gosto pela expressão corporal, através da criatividade.
        - Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo e de seus
       movimentos.

       Eixo estruturante do 2º trimestre – Investigação científica e processos criativos:

       “Dança (expressão corporal) - caracterizando as culturas e as diversas representatividades sociais das
       matrizes: africana e indígenas”
       -Estudar as diversidades das danças, em suas matrizes, sua evolução histórica e representatividade cultural.
       - Criar em grupo os movimentos das danças de um estilo escolhido, usando a criatividade
       - Introduzindo música aos movimentos e apresentar como uma coreografia;
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28