Page 23 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 23
Faremos neste trimestre uma abordagem teórico e prática mais aprofundada sobre as linguagens corporais
(danças; movimentos corporais diversificados; coreografias; arte e as danças das matrizes africanas e
indígenas).
Teremos como objetivo compreender as linguagens e práticas da expressão corporal e sermos capazes de
criar e atuar sobre elas, pesquisando, vivenciando e estudando sobre suas origens e culturas.
Com isso, aprenderemos a valorizar essa prática, respeitando e ampliando nosso conhecimento sobre esse
tema.
Dentro desse trimestre também teremos a dança da quadrilha, na nossa festa junina, que é uma dança de
influência vinda da Europa e muito difundida nos diversos estados do Brasil.
Trabalharemos também neste 2º trimestre, o passeio ecológico e cultural do Petar com foco interdisciplinar.
Conteúdos Conceituais
- Esportes: Basquete e Futsal
- Jogos: Queimadas variadas; jogos ressignificados
- Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol
- Ginástica de condicionamento físico
- Expressão corporal/Dança
Conteúdos Procedimentais
- Fruir, na escola , jogos não convencionais, valorizando
e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
- Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos avanços das
tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
- Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando
as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática
individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
- Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma
como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.)
- Relacionar as diversas linguagens corporais com a arte e a cultura, valorizando e respeitando as diversas
manifestações culturais.
- Experimentar e fruir danças de outras matrizes, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço,
gestos).
- Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças africanas e indígenas.
- Desenvolver o gosto pela expressão corporal, através da criatividade.
- Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo e de seus
movimentos.
Eixo estruturante do 2º trimestre – Investigação científica e processos criativos:
“Dança (expressão corporal) - caracterizando as culturas e as diversas representatividades sociais das
matrizes: africana e indígenas”
-Estudar as diversidades das danças, em suas matrizes, sua evolução histórica e representatividade cultural.
- Criar em grupo os movimentos das danças de um estilo escolhido, usando a criatividade
- Introduzindo música aos movimentos e apresentar como uma coreografia;