Page 29 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 29
Eixos estruturantes trabalhados no trimestre de acordo com a BNCC: investigação científica, mediação e
intervenção sociocultural, processos criativos.
Objetivos
• Compreender o conceito de fato social, ação social e padrão social.
• Desnaturalizar os fenômenos produzidos pela sociedade.
• Estranhar a realidade social através da construção de uma crítica social.
• Analisar sociologicamente os fenômenos (análise sociológica).
CONTEÚDO CONCEITUAL
Livro didático de Sociologia FTD- capítulos: 2,3,4,5.
- Positivismo (Auguste Comte) , Darwinismo social, etnocentrismo, relativismo cultural, universalismo.
1. Émile Durkheim
• Sociedade x Indivíduo.
• Positivismo.
• Instituições sociais.
• As regras do método sociológico.
• Fato social.
• Divisão social do trabalho: solidariedade mecânica e orgânica.
• Construção do corpo e do padrão estético como fato social. Contraste entre as teorias de Émile Durkheim e
Michel Foucault.
2. Metodologia de pesquisa científica: etnografia.
3. Atualidades.
CONTEÚDO PROCEDIMENTAL
✓ Desenvolver o hábito da leitura para discussão em sala de aula.
✓ Trabalharemos com a produção de resumos e/ou fichamentos. Para tanto, serão passadas as orientações de
como devemos estruturar esses gêneros textuais.
✓ Realizar o registro das aulas através de anotações no caderno.
✓ Compreensão e interpretação de textos.
✓ Leitura de charges, imagens, tabelas, vídeos e gráficos.
✓ Desenvolver sua capacidade crítica: levantamento de dúvidas, problematização de situações.
✓ Estudos dirigidos: os alunos serão divididos em grupos temáticos. Cada grupo deverá discutir e registrar
uma situação-problema. O grupo escolherá um relator, que apresentará as ideias e as considerações debatidas,
assim como deverá entregar o registro das informações.
✓ Análise sociológica: desenvolvimento da argumentação e aplicação conceitual.
✓ Estudo e pesquisa de fatos sociais.
CONTEÚDO ATITUDINAL
✓ Respeito ao professor e aos colegas.
✓ Respeito ao espaço coletivo presencial e virtual.
✓ Participação nas aulas, nas atividades e trabalhos propostos.
✓ Respeito aos prazos de entrega de atividades, tarefas e trabalhos.