Page 32 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 32

“Exercitar  a  empatia,  o  diálogo,  a  resolução  de conflitos  e  a cooperação,  fazendo-se
                  respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
                  valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
                  culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.”

                                            COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
                                                  (Eixos Estruturantes)

                  (  E  M  I  FC  H  S  0  1  )  Investigar  e  analisar  situações-problema envolvendo temas  e
                  processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em
                  âmbito  local,  regional,  nacional  e/ou  global,  considerando  dados  e  informações
                  disponíveis em diferentes mídias.
                  - ( E M I FC H S 0 3 ) Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas
                  (bibliográfica,  exploratória,  de  campo,  experimental  etc.)  em  fontes  confiáveis,
                  informações sobre temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica,
                  política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, identificando os
                  diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de
                  citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com
                  o uso de diferentes mídias.

                  CONTEÚDOS CONCEITUAIS

                  → Introdução à Filosofia Clássica e Medieval

                                       A filosofia como modo de vida: Helenismo

                      As quatro principais escolas do helenismo:
                      •  epicurismo,
                      •  estoicismo,
                      •  cinismo,
                      •  ceticismo.

                                           A busca da verdade: Idade média
                      •  Distinguir as diversas concepções filosóficas da Idade Média;
                      •  Razão e fé;
                      •  Santo Agostinho;
                      •  São Tomás de Aquino;
                      •  A querela dos universais.


                  CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
                  •  Ter prontidão e pontualidade para o trabalho e as atividades.
                  •  Trazer regularmente o material (caderno, livro didático, chromebook) necessário para
                      a aula.
                  •  Expressar-se oralmente com clareza e segurança em aula e nos debates.
                  •  Fundamentar as ideias com argumentos lógicos e coerentes.
                  •  Comprometer-se com a qualidade do trabalho.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36