Page 11 - Previsão 7º ano - 2º Tri
P. 11
Matemática 2
Vamos começar o 2º trimestre! Antes de tudo, queremos agradecer a participação e o
empenho de todos vocês no trimestre passado. O esforço nas lições e a entrega pontual das
atividades, além de manterem o material sempre organizado e pronto para uso, contribuem
significativamente para o desenvolvimento e aprendizado de vocês. Contamos com vocês para
que continuem mantendo seus cadernos em ordem, organizados e com as lições atualizadas!
No 1º trimestre, aprendemos diversos conceitos sobre ângulos, como ângulos
complementares, suplementares, opostos pelo vértice, a construção da bissetriz de um ângulo,
ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal e operações com ângulos
em graus, minutos e segundos. Também começamos a explorar o tema de grandezas e
medidas, que é bastante extenso, e continuaremos a trabalhar nele no 2º trimestre. É muito
gratificante adquirir novos conhecimentos e conectá-los ao nosso cotidiano. Estão prontos para
os novos desafios que virão?
Neste ano nós teremos a Feira Cultural com o tema “A vida que ninguém vê” e isso será
feito de modo interdisciplinar, em especial teremos uma parceria com as disciplinas de Mat 1 e
Ciências. Em junho nós participaremos da primeira fase da OBMEP, um momento desafiador
para todos, que visa desenvolver ainda mais o raciocínio lógico.
Quais conteúdos conceituais aprenderemos? Por quê?
Medidas de comprimento, tempo, massa, volume e capacidade:
Reconhecer os múltiplos e submúltiplos de cada unidade de medida
e compreender como elas se relacionam. Resolver e elaborar
problemas envolvendo grandezas e medidas, transformando-as
quando necessário.
Polígonos: Reconhecer polígonos e seus elementos, distinguir
polígonos convexos de não convexos e caracterizar polígonos
regulares. Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de
polígonos.
Triângulos: Classificar os triângulos em relação às medidas dos
lados e dos ângulos. Construir triângulos. Verificar a condição de
existência e a relação entre os ângulos internos do triângulo.
Círculos e circunferências: Construir circunferências com o
compasso. Distinguir os conceitos entre circunferência e círculo.
Estabelecer a razão entre a medida da circunferência e o seu
diâmetro.
Procedimentos
- Compartilhar soluções e diversas maneiras de pensar.
- Utilizar uma linguagem matemática clara e bem estruturada.
- Criar mapas mentais ou registros organizados, que ajudam no processo de estudo.
- Levantar hipóteses, realizar previsões, comparações, estimativas e tirar conclusões.
- Aprofundar a leitura e a escrita na matemática.
11
- Documentar o raciocínio ao resolver problemas, justificando cada etapa do processo.