Page 11 - Previsão 7º ano - 2º Tri
P. 11

Matemática 2




                  Vamos começar o 2º trimestre! Antes de tudo, queremos agradecer a participação e o
           empenho de todos vocês no trimestre passado. O esforço nas lições e a entrega pontual das
           atividades,  além  de  manterem  o  material  sempre  organizado  e  pronto  para  uso,  contribuem
           significativamente para o desenvolvimento e aprendizado de vocês. Contamos com vocês para
           que continuem mantendo seus cadernos em ordem, organizados e com as lições atualizadas!
                  No  1º  trimestre,  aprendemos  diversos  conceitos  sobre  ângulos,  como  ângulos
           complementares, suplementares, opostos pelo vértice, a construção da bissetriz de um ângulo,
           ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal e operações com ângulos
           em  graus,  minutos  e  segundos.  Também  começamos  a  explorar  o  tema  de  grandezas  e
           medidas, que é bastante extenso, e continuaremos a trabalhar nele no 2º trimestre. É muito
           gratificante adquirir novos conhecimentos e conectá-los ao nosso cotidiano. Estão prontos para
           os novos desafios que virão?
                  Neste ano nós teremos a Feira Cultural com o tema “A vida que ninguém vê” e isso será
           feito de modo interdisciplinar, em especial teremos uma parceria com as disciplinas de Mat 1 e
           Ciências. Em junho nós participaremos da primeira fase da OBMEP, um momento desafiador
           para todos, que visa desenvolver ainda mais o raciocínio lógico.

                                 Quais conteúdos conceituais aprenderemos? Por quê?

           Medidas  de  comprimento,  tempo,  massa,  volume  e  capacidade:
           Reconhecer os múltiplos e submúltiplos de cada unidade de medida
           e  compreender  como  elas  se  relacionam.  Resolver  e  elaborar
           problemas  envolvendo  grandezas  e  medidas,  transformando-as
           quando necessário.


           Polígonos:  Reconhecer  polígonos  e  seus  elementos,  distinguir
           polígonos  convexos  de  não  convexos  e  caracterizar  polígonos
           regulares. Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de
           polígonos.


           Triângulos:  Classificar  os  triângulos  em  relação  às  medidas  dos
           lados  e  dos  ângulos.  Construir  triângulos.  Verificar  a  condição  de
           existência e a relação entre os ângulos internos do triângulo.


           Círculos  e  circunferências:  Construir  circunferências  com  o
           compasso.  Distinguir  os  conceitos  entre  circunferência  e  círculo.
           Estabelecer  a  razão  entre  a  medida  da  circunferência  e  o  seu
           diâmetro.





                                                                                Procedimentos

           - Compartilhar soluções e diversas maneiras de pensar.
           - Utilizar uma linguagem matemática clara e bem estruturada.
           - Criar mapas mentais ou registros organizados, que ajudam no processo de estudo.
           - Levantar hipóteses, realizar previsões, comparações, estimativas e tirar conclusões.
           - Aprofundar a leitura e a escrita na matemática.
                                                                                                                   11
           - Documentar o raciocínio ao resolver problemas, justificando cada etapa do processo.
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16