Page 13 - Previsão 7º ano - 2º Tri
P. 13
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Atenção às maneiras pelas quais iremos estudamos os conteúdos conceituais. Vejamos
os procedimentos:
Fichamentos - Os fichamentos são o ponto de partida para a nossa conversa sobre os
textos. Constituem um excelente caminho para a boa compreensão dos textos de História.
Continue a elaborar o glossário de cada texto. Vocês perceberam que, no momento da
conversa (após os fichamentos), foi bem mais fácil saber ouvir e falar após a investigação em
dicionários. Vocês podem acrescentar suas reflexões ao fim de cada fichamento. Separe-as de
modo a saber diferenciar as ideias do autor lido e as suas próprias ideias. Os complementos
também continuam no segundo trimestre. Caprichem nas coletas de informações na internet,
que contribuem para discussões mais interessantes.
Anotações dirigidas - Há momentos em que eu falo mais devagar e repito, várias
vezes, as mesmas ideias. Vocês já sabem que é hora de anotar. Estou “dirigindo” o
pensamento de vocês para que elaborem, com autonomia, os seus registros. Além disso,
teremos os registros iguais para todos.
Anotações livres - As anotações livres são os registros elaborados no caderno com
base nas explicações orais. Aproveitem os momentos de silêncio, após uma sequência de
explicações, para praticar tal procedimento. Como devem ter percebido, é preciso ter
concentração para desenvolver as anotações livres. Sejam autores criativos. Para isso, é
preciso empenho (e até certa coragem) para escrever com independência. Fique seguro
quanto à execução dos registros de ideias mais importantes, pois eles são realizados nas
anotações dirigidas. Mas você está livre para escrevê-las e, depois, comparar com o que eu
escrevi.
Reanotações - Ao elaborar as anotações dirigidas e livres, relembre que você estará
reanotando o que escreveu no fichamento, já que, nas minhas explicações e na dos alunos,
são fornecidas outras informações e reflexões. Ou seja, reanotar significa reelaborar registros
já realizados, acrescentando novos elementos. Fique preparado para reanotações da sua
produção escrita durante o Estudo do Meio. Nesse processo, novas informações serão
acrescidas a partir de investigações na internet.
Produção de respostas - A revisão no Google Classroom precisa ser “visitada” em
vários momentos do ano para você estudar como elaborar respostas. Procure sempre distribuir
as ideias em parágrafos e elaborar introdução, desenvolvimento e fechamento. Uma resposta é
um texto: não se esqueçam disso! O leitor nada sabe sobre o que estudamos, os textos das
provas e os enunciados. Explique tudo para ele e capriche nos detalhes.
Ateliê de pesquisa - As reanotações serão propostas, principalmente, durante as aulas
que se intitulam Ateliê de pesquisas e ocorrem em toda a última aula da cada semana.
Pesquisar não é só consultar e copiar informações de sites. Isso é apenas uma pequena parte
da trajetória de qualquer investigação. Teremos contato com fontes diferenciadas e publicadas
em diferentes suportes (virtuais e impressos) e os resultados também serão variados. Como já
vimos, uma das partes de nosso trabalho será ligada ao Estudo do Meio.
13