Page 14 - Previsão 7º ano - 2º Tri
P. 14
Conteúdos Procedimentais
Os procedimentos que estamos desenvolvendo desde o 1º trimestre continuam sendo parte
essencial da nossa rotina de estudos. Eles nos ajudam a organizar o pensamento, registrar o que
aprendemos e dar mais sentido às nossas atividades. Entre eles, destacam-se:
❏ Registro das aulas no caderno
❏ Anotação das primeiras ideias e reflexões
❏ Realização de atividades práticas
❏ Elaboração de relatórios científicos
❏ Utilização do planner para organização
Agora, vamos dar um enfoque maior em outros
procedimentos…
Leitura Escrita Pesquisas Mapas mentais
Vocês vão desenvolver um trabalho incrível sobre os
biomas brasileiros, que será apresentado por meio de
um mapa mental. Essa atividade vai exigir de vocês
bastante pesquisa, síntese das informações, clareza
na organização das ideias e, é claro, muito capricho na
apresentação final.
Também vamos enriquecer nossas discussões em sala de
aula com reportagens e notícias atuais relacionadas aos
temas que estamos estudando. A partir desses textos,
faremos resumos, trocaremos impressões, analisaremos
de forma crítica os conteúdos e buscaremos informações
complementares. Para isso, será essencial o
envolvimento de todos com leitura atenta, pesquisa,
reflexão e bastante dedicação.
Neste trimestre, vamos refletir sobre o cuidado com a
Casa Comum, nosso planeta, e com todas as formas de
vida que nele habitam, inspirados pela Campanha da
Fraternidade, que nos convida à empatia, ao respeito e à
valorização da vida em todas as suas expressões. Dentro
desse espírito, desenvolveremos um projeto
interdisciplinar intitulado "A vida que ninguém vê",
que nos levará a conhecer histórias e trajetórias de
pessoas que, muitas vezes, foram invisibilizadas pela
https://www.brasildefato.com.br/podcast/mosaico-cultural/2021/0
sociedade. Um dos focos do projeto será destacar a 1/07/projeto-da-visibilidade-ao-trabalho-de-cientistas-negras-bra
sileiras-de-forma-ludica/
contribuição das mulheres negras na ciência,
reconhecendo seu papel fundamental no desenvolvimento
do conhecimento e promovendo uma reflexão sobre 14
igualdade, justiça e cidadania.