Page 8 - Previsão 7º ano - 2º Tri
P. 8
Matemática 2
Vamos iniciar o 2º trimestre, mas antes eu gostaria de agradecer a participação e
dedicação de vocês no trimestre anterior. O empenho nas lições e na entrega das atividades em
dia, além de estarem sempre com o material organizado e pronto para o uso, faz com que o
desenvolvimento e o aprendizado de vocês seja muito melhor.
Conto com vocês para continuar mantendo o caderno sempre em ordem, organizado e
com as lições em dia!
No 1° trimestre, nós aprendemos muitos conceitos sobre ângulos, como: ângulos
complementares, suplementares, opostos pelo vértice, construir a bissetriz de um ângulo, ângulos
entre retas paralelas interceptadas por uma transversal e operações com ângulos em graus,
minutos e segundos. Também iniciamos o estudo sobre grandezas e medidas, mas como esse
assunto é bem amplo, continuaremos a trabalhar com ele no 2° trimestre. É muito bom ter novos
aprendizados e envolvê-los com o nosso dia a dia. Vocês estão prontos para os novos
aprendizados?
Nós também trabalharemos com o consumo consciente voltado à Ecologia Integral,
conectado com a matemática financeira e o uso de gráficos, em parceria com Mat1 e TICs.
Quais conceitos aprenderemos? Por quê?
● Medidas de comprimento, tempo, massa, volume e capacidade: Reconhecer os
múltiplos e submúltiplos de cada unidade de medida e compreender como elas
se relacionam. Resolver e elaborar problemas envolvendo grandezas e medidas,
transformando-as quando necessário.
● Polígonos: Reconhecer polígonos e seus elementos, distinguir polígonos
convexos de não convexos e caracterizar polígonos regulares. Estabelecer
relações entre ângulos internos e externos de polígonos.
● Triângulos: Classificar os triângulos em relação às medidas dos lados e
dos ângulos. Construir triângulos. Verificar a condição de existência e a
relação entre os ângulos internos do triângulo.
● Círculos e circunferências: Construir circunferências com o compasso.
Distinguir os conceitos entre circunferência e círculo. Estabelecer a
razão entre a medida da circunferência e o seu diâmetro.
Procedimentos
● Compartilhar resoluções e diferentes formas de pensar.
● Usar uma linguagem matemática clara e organizada.
● Fazer mapas mentais ou registros bem organizados contribui para o momento de estudo.
● Levantar hipóteses, fazer previsões, comparações, estimativas e conclusões.
● Aprofundar a leitura e a escrita matemáticas.
8
● Registrar o raciocínio na resolução de problemas, justificando as etapas desenvolvidas.