Page 20 - "Enganando a Morte - Contos de quem tentou fugir do destino", do 6º ano (2024)
P. 20
Os alunos também foram instigados a explorar a questão do
elemento de impacto visual, ou seja, a importância de, por meio de sua
ilustração, despertar no leitor a curiosidade sobre o conto e chamar sua
atenção para algum ponto específico da história.
O resultado ficou incrível e revelou artistas que com poucas cores
conseguiram traduzir pela linguagem visual as suas narrativas.
BOA LEITURA!
Com este livro em mãos, o leitor poderá desfrutar o resultado do
trabalho desenvolvido pelos estudantes do sexto ano de 2024 do Colégio
Santa Clara e prestigiar os frutos da dedicação desses pequenos autores.
A produção textual de um conto é um processo longo, que nasce na
fruição da leitura do gênero textual em questão para então seguir ao
momento da própria escrita. Escrita esta que passou por três fases: o
planejamento do texto, a escrita da 1ª versão do conto e, finalmente, a
escrita da 2ª versão, que é aquela encontrada nesta publicação.
Após a escrita, foi feita uma preparação final do texto a fim de
publicação, mas mantendo integralmente todos os aspectos da autoria.
Mesmo assim, como tratam-se de crianças em fase de desenvolvimento
da escrita, é possível haver alguns desvios relacionados à etapa de
maturidade escritora delas. Ressaltamos, ainda, que, por se tratarem de
contos populares brasileiros, faz parte do gênero textual a presença de
desvios gramaticais intencionais nas falas dos personagens como marcas
de sua oralidade, ou seja, como representação da fala e do sotaque.
Agradecemos a toda a equipe do Colégio Santa Clara por alicerçar
este trabalho. Agradecemos a todos os alunos e alunas que deram vida ao
projeto e que dão sentido a ele. Somos muito gratas pelo privilégio de
termos mediado o processo de escrita e ilustração de jovens tão especiais.
Esperamos que esta publicação os incentive a sempre serem autores de
inúmeras histórias e protagonistas de suas vidas.
18