Page 16 - "Enganando a Morte - Contos de quem tentou fugir do destino", do 6º ano (2024)
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caipira é detentor de muita sabedoria, e ainda nos divertimos muito com
narrativas repletas de personagens do imaginário coletivo que encantam
gerações de todos os tempos, como o malandro Pedro Malasartes.
Durante as nossas aulas, foram articuladas as linguagens oral e
escrita. A oralidade esteve presente desde o momento em que ouvimos
causos, passando pela leitura de contos que deles nascem e que trazem
em si as marcas de oralidade de sua origem, e chegando até o momento
em que cada aluno contou em vídeo contos tradicionais exercitando a
própria oralidade. Já no trabalho com a escrita, veio um desafio instigante:
depois de ler diversos contos populares, os alunos receberam a missão de
escreverem seus próprios contos inspirados naquelas leituras. E o tema
dessa missão? Este merece um comentário à parte.
OS CONTOS DE MORTE LOGRADA
Durante a nossa leitura de contos populares, percebemos que muitas
vezes eles apresentam elementos em comum, algo que ocorre com as
narrativas tradicionais por terem sido criadas umas a partir das outras,
resultando em diversas versões de histórias parecidas. De acordo com o
estudioso Câmara Cascudo, em seu citado livro Contos Tradicionais do
Brasil, existem diversas categorias típicas das narrativas populares, como
Contos de Encantamento, Contos de Adivinhação, Contos de Animais,
entre muitos outros. Por exemplo, a partir dos contos populares
selecionados de diversos livros para as aulas de Língua Portuguesa, os
alunos puderam perceber semelhanças entre eles, que tinham em comum
a característica de apresentar uma situação em que o protagonista
realizava alguma enganação para tentar se livrar de algo temido por todos:
a famigerada morte.
Tais histórias lidas circulam entre quatro das categorias indicadas por
Câmara Cascudo: os Contos de Facécias, que abarcam aqueles em que há
artimanhas de um protagonista que realiza uma enganação para alcançar
seu objetivo; os Causos, em que as histórias são cobertas de fantasia, nas
quais se misturam elementos míticos e reais, vividas sobretudo por
pescadores, vaqueiros ou peões de fazenda; os Contos de Demônio
Logrado, em que se reúnem as narrativas em que um protagonista realiza
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