Page 16 - "Enganando a Morte - Contos de quem tentou fugir do destino", do 6º ano (2024)
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caipira é detentor de muita sabedoria, e ainda nos divertimos muito com
            narrativas repletas de personagens do imaginário coletivo que encantam
            gerações de todos os tempos, como o malandro Pedro Malasartes.
                Durante  as  nossas  aulas,  foram  articuladas  as  linguagens  oral  e
            escrita. A oralidade esteve presente desde o momento em que ouvimos
            causos, passando pela leitura de contos que deles nascem e que trazem
            em si as marcas de oralidade de sua origem, e chegando até o momento
            em que cada aluno contou em vídeo contos tradicionais exercitando a
            própria oralidade. Já no trabalho com a escrita, veio um desafio instigante:
            depois de ler diversos contos populares, os alunos receberam a missão de
            escreverem seus próprios contos inspirados naquelas leituras. E o tema
            dessa missão? Este merece um comentário à parte.


                OS CONTOS DE MORTE LOGRADA
                Durante a nossa leitura de contos populares, percebemos que muitas
            vezes eles apresentam elementos em comum, algo que ocorre com as
            narrativas tradicionais por terem sido criadas umas a partir das outras,
            resultando em diversas versões de histórias parecidas.  De acordo com o
            estudioso  Câmara  Cascudo,  em  seu  citado  livro  Contos  Tradicionais  do
            Brasil, existem diversas categorias típicas das narrativas populares, como
            Contos de Encantamento, Contos de Adivinhação, Contos de Animais,
            entre  muitos  outros.  Por  exemplo,  a  partir  dos  contos  populares
            selecionados de diversos livros para as aulas de Língua Portuguesa, os
            alunos puderam perceber semelhanças entre eles, que tinham em comum
            a  característica  de  apresentar  uma  situação  em  que  o  protagonista
            realizava alguma enganação para tentar se livrar de algo temido por todos:
            a famigerada morte.

                Tais histórias lidas circulam entre quatro das categorias indicadas por
            Câmara Cascudo: os Contos de Facécias, que abarcam aqueles em que há
            artimanhas de um protagonista que realiza uma enganação para alcançar
            seu objetivo; os Causos, em que as histórias são cobertas de fantasia, nas
            quais  se  misturam  elementos  míticos  e  reais,  vividas  sobretudo  por
            pescadores,  vaqueiros  ou  peões  de  fazenda;  os  Contos  de  Demônio
            Logrado, em que se reúnem as narrativas em que um protagonista realiza


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