Page 17 - "Enganando a Morte - Contos de quem tentou fugir do destino", do 6º ano (2024)
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alguma aposta com um demônio, sendo este derrotado; e, por fim, os
Contos do Ciclo da Morte, nos quais a personagem Morte está presente
como personagem, muitas vezes em histórias de apadrinhamento, pactos
e acordos, pelos quais a implacável sempre cobra seu preço.
Poderíamos dizer, então, que os contos selecionados para leitura em
aula em que o protagonista realizava alguma enganação para tentar se
livrar da Morte seriam considerados como Contos de Morte Lograda
(enganada), que serviram de inspiração para que os alunos criassem seus
próprios contos. Em alguns casos, eles trouxeram elementos de histórias
já existentes, tal como acontece com os contos tradicionais, recontados
de narrador em narrador; em outros, os pequenos escritores preferiram
criar sua própria história inédita, explorando suas habilidades autorais.
Ao ler os contos aqui compilados, os leitores perceberão que os
desfechos também não são estanques: alguns protagonistas foram
exitosos em sua empreitada de se livrar da morte, já outros não
alcançaram o mesmo sucesso.
Durante a escrita de seus textos, os alunos se debruçaram sobre sua
própria escrita, garantindo que estivessem presentes nelas elementos que
fariam com que seu texto se tornasse uma amostra de conto de morte
lograda. Por exemplo, nesse tipo de narrativa não há espaço para grandes
delineações psicológicas dos personagens, que são apresentados com
economia de vocabulário, em traços objetivos e gerais, muitas vezes
sendo nomeados apenas por sua característica, profissão ou grau de
parentesco. Esse aspecto foi trabalhado com os alunos, que o levaram
com maestria para suas histórias. E a Morte, uma das personagens mais
ilustres, aparece assim, com inicial maiúscula, sendo mais do que um
elemento meramente secundário, mas sim uma personificação essencial
na história - e bem viva. Outro aspecto específico trabalhado pelos alunos
foi a associação do uso de marcas de oralidade às falas dos personagens,
podendo assim enxergar o contraste entre as características da escrita
formal e informal, e exercitando o domínio sobre ambas. Um grande
desafio para os alunos também foi fazer com que seus textos
mantivessem o caráter leve, muitas vezes até cômico, dos contos
populares, sem partir para uma aura de terror, por exemplo. Para isso, os
alunos foram instrumentados para o uso de eufemismos, ou seja,
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