Page 17 - "Enganando a Morte - Contos de quem tentou fugir do destino", do 6º ano (2024)
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alguma aposta com um demônio, sendo este derrotado; e, por fim, os
            Contos do Ciclo da Morte, nos quais a personagem Morte está presente
            como personagem, muitas vezes em histórias de apadrinhamento, pactos
            e acordos, pelos quais a implacável sempre cobra seu preço.
                Poderíamos dizer, então, que os contos selecionados para leitura em
            aula em que o protagonista realizava alguma enganação para tentar se
            livrar  da  Morte  seriam  considerados  como  Contos  de  Morte  Lograda
            (enganada), que serviram de inspiração para que os alunos criassem seus
            próprios contos. Em alguns casos, eles trouxeram elementos de histórias
            já existentes, tal como acontece com os contos tradicionais, recontados
            de narrador em narrador; em outros, os pequenos escritores preferiram
            criar sua própria história inédita, explorando suas habilidades autorais.
            Ao  ler  os  contos  aqui  compilados,  os  leitores  perceberão  que  os
            desfechos  também  não  são  estanques:  alguns  protagonistas  foram
            exitosos  em  sua  empreitada  de  se  livrar  da  morte,  já  outros  não
            alcançaram o mesmo sucesso.
                Durante a escrita de seus textos, os alunos se debruçaram sobre sua
            própria escrita, garantindo que estivessem presentes nelas elementos que
            fariam com que seu texto se tornasse uma amostra de conto de morte
            lograda. Por exemplo, nesse tipo de narrativa não há espaço para grandes
            delineações  psicológicas  dos  personagens,  que  são  apresentados  com
            economia  de  vocabulário,  em  traços  objetivos  e  gerais,  muitas  vezes
            sendo  nomeados  apenas  por  sua  característica,  profissão  ou  grau  de
            parentesco. Esse aspecto foi trabalhado com os alunos, que o levaram
            com maestria para suas histórias.  E a Morte, uma das personagens mais
            ilustres,  aparece  assim, com  inicial  maiúscula,  sendo  mais  do  que  um
            elemento meramente secundário, mas sim uma personificação essencial
            na história - e bem viva. Outro aspecto específico trabalhado pelos alunos
            foi a associação do uso de marcas de oralidade às falas dos personagens,
            podendo assim enxergar o contraste entre as características da escrita
            formal e informal, e exercitando o domínio sobre ambas. Um grande
            desafio  para  os  alunos  também  foi  fazer  com  que  seus  textos
            mantivessem  o  caráter  leve,  muitas  vezes  até  cômico,  dos  contos
            populares, sem partir para uma aura de terror, por exemplo. Para isso, os
            alunos  foram  instrumentados  para  o  uso  de  eufemismos,  ou  seja,



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