Page 22 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 22

Vamos entender as práticas corporais e suas relações históricas e culturais de cada época, tendo uma visão
       crítica e um posicionamento que venham contribuir para o bem comum.
              Frente a isso, nesse trimestre vivenciaremos e contemplaremos os conteúdos “A consciência corporal: as
       Lutas e a Meditação”.
               Vocês terão a liberdade de escolher um dos conteúdos citados acima para criarem em grupo, uma aula de
       vivência,  pensando  na  estrutura  de  material  que  utilizarão  e  sua  organização,  no  tempo  que  contemple  a
       explicação dos movimentos e o acompanhamento das execuções dos mesmos.


                Teremos como objetivos com essa atividade:

       -  Entender  como alcançar o equilíbrio mental/físico, por meio de atividades que desenvolvem a percepção
       corporal;


       - Pesquisar a importância para a saúde das práticas corporais que se utilizam da meditação para o desempenho
       físico e psicológico;

       -  Apresentar  algumas  vivências  na  prática  de lutas, como aquisição de condicionamento físico, disciplina,
       autocontrole, respeito e valores.

       Trabalharemos também os jogos e suas variedades, esportes, ginástica e brincadeiras.


        Conteúdos Conceituais

       - Esportes;


       - Jogos recreativos e brincadeiras;

       - Ginástica de conscientização corporal;


       - Tema transversal:  “Lutas e a Meditação”.

       Conteúdos Procedimentais


       -  Construir,  coletivamente,  procedimentos  e  normas  de  convívio  e  respeito  mútuo,  que  viabilizem  a
       participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
        - Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando  as exigências corporais desses diferentes
       programas  e  reconhecendo  a  importância  de  uma  prática  individualizada,  adequada  às  características  e
       necessidades de cada sujeito.
         -  Identificar  as  diferenças  e  semelhanças  entre  a  ginástica  de  conscientização  corporal  e  as  de
       condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a
       melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
         -  Partilhar  gostos  e  interesses, de forma a oportunizar vivências, situações de convívio (e de trato com o
       diferente), promoções de eventos ou projetos culturais, no caso a meditação e as lutas.


       AVALIAÇÃO: As atividades poderão sofrer mudanças nas datas e serão postadas no Classroom, com as datas
       disponíveis e marcadas na agenda do aluno.
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27