Page 22 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
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Vamos entender as práticas corporais e suas relações históricas e culturais de cada época, tendo uma visão
crítica e um posicionamento que venham contribuir para o bem comum.
Frente a isso, nesse trimestre vivenciaremos e contemplaremos os conteúdos “A consciência corporal: as
Lutas e a Meditação”.
Vocês terão a liberdade de escolher um dos conteúdos citados acima para criarem em grupo, uma aula de
vivência, pensando na estrutura de material que utilizarão e sua organização, no tempo que contemple a
explicação dos movimentos e o acompanhamento das execuções dos mesmos.
Teremos como objetivos com essa atividade:
- Entender como alcançar o equilíbrio mental/físico, por meio de atividades que desenvolvem a percepção
corporal;
- Pesquisar a importância para a saúde das práticas corporais que se utilizam da meditação para o desempenho
físico e psicológico;
- Apresentar algumas vivências na prática de lutas, como aquisição de condicionamento físico, disciplina,
autocontrole, respeito e valores.
Trabalharemos também os jogos e suas variedades, esportes, ginástica e brincadeiras.
Conteúdos Conceituais
- Esportes;
- Jogos recreativos e brincadeiras;
- Ginástica de conscientização corporal;
- Tema transversal: “Lutas e a Meditação”.
Conteúdos Procedimentais
- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
- Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes
programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e
necessidades de cada sujeito.
- Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de
condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a
melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
- Partilhar gostos e interesses, de forma a oportunizar vivências, situações de convívio (e de trato com o
diferente), promoções de eventos ou projetos culturais, no caso a meditação e as lutas.
AVALIAÇÃO: As atividades poderão sofrer mudanças nas datas e serão postadas no Classroom, com as datas
disponíveis e marcadas na agenda do aluno.