Page 17 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 17
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSOR CLÁUDIO SOBRAL
Olá, moçada!
Neste trimestre, nosso foco será a Globalização e seus problemas, com ênfase na expansão das sociedades
industriais e na crise ambiental. Vamos compreender o surgimento das políticas públicas ambientais, analisar
as causas dos problemas ambientais, refletir sobre a importância do desenvolvimento sustentável e avaliar as
ações e metas dos protocolos ambientais propostos pelo PNUMA/ONU. Também discutiremos os impactos
das atividades humanas sobre o espaço urbano, os oceanos, os rios, os solos e a atmosfera, refletindo sobre
como as mudanças nos sistemas naturais da Terra representam uma ameaça crescente à saúde humana e à vida
no planeta.
Teremos ainda uma revisão abrangente dos conteúdos de Geografia — física, humana e geopolítica — com
foco nos vestibulares, por meio de aulas dinâmicas com exercícios e formulários ao final de cada encontro.
Neste trimestre, seguimos com o eixo estruturante da BNCC voltado à formação de agentes de impacto,
incentivando a participação dos alunos em ações ambientais e culturais que promovam transformações
positivas e sustentáveis na comunidade.
Abaixo está a tabela com a organização das atividades diversificadas e das observações sistematizadas
(ADOS).
ADOS Descrição: Itinerário formativo em linguagem e Prazo de entrega Pontuação
humanidades - Itinerário formativo em ciências
exatas naturais
(3ª série)
Atividade Simulado do Ensino Médio. 1 ponto de atividade e 2,0 14 de agosto. 3,0 pontos.
individual pontos de desempenho - Com questões atuais e
exercícios de revisão.
Atividades Correções de avaliações, tarefas sobre os temas Atividade 11,0 pontos.
em casa/sala trabalhados em sala e listas de exercícios ao final de constante do
cada temática do trimestre (formulários). trimestre.
Individual - A postura e a participação serão avaliadas diariamente, Atividade 2,0
Participação considerando a prontidão, o envolvimento nas aulas, o constante do pontos no total.
e postura relacionamento e o respeito com os colegas, bem como trimestre.
o comprometimento com o processo de aprendizagem.
As atitudes e os procedimentos esperados estão
detalhados no início deste documento e também
afixados na sala de aula.
As avaliações deste trimestre estarão alinhadas aos nossos objetivos, buscando desenvolver o senso
crítico na resolução de situações-problema, bem como na compreensão, comparação e interpretação de
fenômenos geográficos. Para fortalecer sua argumentação e ampliar as habilidades trabalhadas, é fundamental
acompanhar conteúdos como podcasts, vídeos, jornais, sites especializados e participar das atividades
culturais sugeridas em sala, como livros, filmes, séries, peças e exposições.
Vamos ao trabalho!
Prof. Cláudio