Page 27 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 27
- Pesquisar a importância para a saúde das práticas corporais que se utilizam da meditação para o desempenho
físico e psicológico;
- Apresentar algumas vivências na prática dos estudos realizados.
Trabalharemos também os jogos e suas variedades, esportes, ginástica e brincadeiras.
Conteúdos Conceituais
- Esportes;
- Jogos diversificados e jogos ressignificados;
- Jogos recreativos e brincadeiras;
- Ginástica de condicionamento físico;
- Ginástica de conscientização corporal;
- Tema transversal: “A Meditação”.
Conteúdos Procedimentais
- Promover a alteridade, percebendo as individualidades e singularidades de cada um, respeitando e aprendendo
com seu par, tanto nos jogos, como nos esportes.
- Praticar um ou mais esportes de invasão, usando habilidades técnico-táticas básicas.
- Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de invasão,
como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
- Ressignificar os jogos, respeitando as individualidades e características culturais da série.
- Fruir, na escola, jogos não convencionais, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a
eles por diferentes grupos sociais e etários.
- Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos avanços das
tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
- Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes
programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e
necessidades de cada sujeito.
- Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como
são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
- Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências
corporais dos mesmos.
- Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento
físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições
de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
- Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões manifestados,
para negociar e sustentar posições, formular propostas e intervir e tomar decisões democraticamente
sustentadas, que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o
consumo responsável em âmbito local, regional e global.
- Partilhar gostos e interesses, de forma a oportunizar vivências, situações de convívio (e de trato com o
diferente), promoções de eventos ou projetos culturais, no caso a meditação.