Page 27 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 27

- Pesquisar a importância para a saúde das práticas corporais que se utilizam da meditação para o desempenho
        físico e psicológico;
        - Apresentar algumas vivências na prática dos estudos realizados.
        Trabalharemos também os jogos e suas variedades, esportes, ginástica e brincadeiras.

        Conteúdos Conceituais
        - Esportes;
        - Jogos diversificados e jogos ressignificados;
        - Jogos recreativos e brincadeiras;
        - Ginástica de condicionamento físico;
        - Ginástica de conscientização corporal;
        - Tema transversal:  “A Meditação”.

        Conteúdos Procedimentais
        - Promover a alteridade, percebendo as individualidades e singularidades de cada um, respeitando e aprendendo
        com seu par, tanto nos jogos, como nos esportes.
        - Praticar um ou mais esportes de invasão, usando habilidades técnico-táticas básicas.
        - Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de invasão,
        como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
        - Ressignificar os jogos, respeitando as individualidades e características culturais da série.
        - Fruir, na escola, jogos não convencionais, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a
        eles por diferentes grupos sociais e etários.
         - Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos avanços das
        tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
          - Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que viabilizem a
        participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
         - Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes
        programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e
        necessidades de cada sujeito.
         - Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como
        são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
         - Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências
        corporais dos mesmos.
         - Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento
        físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições
        de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
         - Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões manifestados,
        para negociar e sustentar posições, formular propostas e intervir e tomar decisões democraticamente
        sustentadas, que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o
        consumo responsável em âmbito local, regional e global.
         - Partilhar gostos e interesses, de forma a oportunizar vivências, situações de convívio (e de trato com o
        diferente), promoções de eventos ou projetos culturais, no caso a meditação.
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32