Page 8 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 8
Matemática 2
Vamos iniciar o 3° Trimestre, e ainda temos muito a aprender em Geometria e
Grandezas e Medidas, então vamos em frente para concluir um ano muito produtivo e cheio de
aprendizado!
Obrigada pelo empenho e dedicação de vocês! A participação, em aula e em casa com
as lições, foi essencial para o aprimoramento dos conceitos que trabalhamos.
Vamos continuar assim?
No ano passado vocês estudaram as unidades de medida de tempo, comprimento,
capacidade e massa, e também área e perímetro. Vocês se lembram da atividade que fizeram
com o jornal, que tinha 1 m², e foi usado para medir alguns ambientes? Então, agora vamos
aprofundar ainda mais esses estudos, trabalhando também com a área do retângulo e do
triângulo retângulo e estudar as medidas de temperatura, superfície e espaço.
Prontos para começar?
Contem comigo sempre!!!!
Quais conteúdos conceituais nós aprenderemos? Por quê?
❏ Medidas de comprimento e de superfície: compreender a importância das grandezas
e medidas e conhecer o SI (Sistema Internacional de unidades); utilizar diferentes
unidades de medida de comprimento e de superfície, reconhecendo a mais adequada
em cada situação.
❏ Perímetro e área: determinar o perímetro de uma figura geométrica plana, em situações
práticas e em problemas; compreender o conceito de área e aplicá-lo em superfícies
quadriculadas; calcular a área do retângulo, do quadrado e do triângulo retângulo,
compreendendo a generalização do cálculo por meio de uma fórmula.
❏ Outras unidades de medida: relacionar e utilizar as diferentes unidades de medida de
tempo, massa, espaço, volume e capacidade; compreender a relação entre volume e
capacidade.
Conteúdos procedimentais
❏ Compartilhar diferentes estratégias na resolução de problemas.
❏ Levantar hipóteses, fazer previsões e estimativas. Reflita sobre o resultado obtido em um
problema. Será que ele faz sentido? É necessário fazer um arredondamento para
fornecer o resultado final?
❏ Usar uma linguagem matemática clara e organizada, com anotações e registros bem
feitos no caderno. Manter os cálculos nas resoluções de exercícios também é muito
importante!!!
❏ Analisar erros em exercícios do dia a dia ou em trabalhos e provas, buscando sempre o
aprendizado.
❏ Destacar as palavras-chave nos problemas, identificando os dados e os cálculos que 8
devem ser realizados.