Page 8 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 8

Matemática 2



                Vamos  iniciar  o  3°  Trimestre,  e  ainda  temos  muito  a  aprender  em  Geometria  e
         Grandezas e Medidas, então vamos em frente para concluir um ano muito produtivo e cheio de
         aprendizado!
                Obrigada pelo empenho e dedicação de vocês! A participação, em aula e em casa com
         as lições, foi essencial para o aprimoramento dos conceitos que trabalhamos.
                Vamos continuar assim?
                No  ano  passado  vocês  estudaram  as  unidades  de  medida  de  tempo,  comprimento,
         capacidade e massa, e também área e perímetro. Vocês se lembram da atividade que fizeram
         com o jornal, que tinha 1 m², e foi usado para medir alguns ambientes? Então, agora vamos
         aprofundar  ainda  mais  esses  estudos,  trabalhando  também  com  a  área  do  retângulo  e  do
         triângulo retângulo e estudar as medidas de temperatura, superfície e espaço.
                Prontos para começar?
                Contem comigo sempre!!!!


                   Quais conteúdos conceituais nós aprenderemos? Por quê?


          ❏     Medidas de comprimento e de superfície: compreender a importância das grandezas
                e  medidas  e  conhecer  o  SI  (Sistema  Internacional  de  unidades);  utilizar  diferentes
                unidades de medida de comprimento e de superfície, reconhecendo a mais adequada
                em cada situação.

          ❏     Perímetro e área: determinar o perímetro de uma figura geométrica plana, em situações
                práticas  e  em  problemas;  compreender  o  conceito  de  área  e  aplicá-lo  em  superfícies
                quadriculadas;  calcular  a  área  do  retângulo,  do  quadrado  e  do  triângulo  retângulo,
                compreendendo a generalização do cálculo por meio de uma fórmula.

          ❏     Outras unidades de medida: relacionar e utilizar as diferentes unidades de medida de
                tempo,  massa,  espaço,  volume  e  capacidade;  compreender  a  relação  entre  volume  e
                capacidade.














                                           Conteúdos procedimentais


          ❏     Compartilhar diferentes estratégias na resolução de problemas.
          ❏     Levantar hipóteses, fazer previsões e estimativas. Reflita sobre o resultado obtido em um
                problema.  Será  que  ele  faz  sentido?  É  necessário  fazer  um  arredondamento  para
                fornecer o resultado final?
          ❏     Usar  uma  linguagem  matemática  clara  e  organizada,  com  anotações  e  registros  bem
                feitos  no  caderno.  Manter  os  cálculos  nas  resoluções  de  exercícios  também  é  muito
                importante!!!
          ❏     Analisar erros em exercícios do dia a dia ou em trabalhos e provas, buscando sempre o
                aprendizado.
          ❏     Destacar  as  palavras-chave  nos  problemas,  identificando  os  dados  e  os  cálculos  que    8
                devem ser realizados.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13