Page 26 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 26

Conteúdos Procedimentais

        - Analisar obras significativas da literatura brasileira, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da
        composição, estilo, aspectos discursivos), considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos
        com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como elas dialogam com o
        presente;
        - Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de
        modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e criticidade
        no meio cultural;
        - Vivenciar a dramaturgia;
        -Promover a alteridade, percebendo as individualidades e singularidades de cada um, respeitando e
        aprendendo com seu par;
         - Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo e de seus
        movimentos;
        - Relacionar as diversas linguagens corporais com a arte e a cultura, valorizando e respeitando as diversas
        manifestações culturais;
         - Planejar e utilizar estratégias para desenvolver elementos constitutivos para a criação e elaboração da
        dramatização;
         - Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos avanços das
        tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos;
         - Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que viabilizem a
        participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde;
         - Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando  as exigências corporais desses diferentes
        programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e
        necessidades de cada sujeito;
         - Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma
        como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).

        Obs.: As datas das apresentações serão combinadas e postadas no Classroom

         Conteúdos        Atividade                           Critério de avaliação            Pontuação/
                                                                                               Data
         Dança            -Pesquisar em grupo, uma obra       - Apresentar a dramatização de  18,0
         (Expressão       literária/conto, conhecendo e       uma literatura, com elementos    Data a
         corporal/Arte    valorizando sua cultura,            e movimentos corporais,          combinar
         /Dramaturgia)    curiosidades e  particularidades;   tentando ser o mais fiel a
                          - Apresentar uma                    personagem;
                          dramaturgia/teatro de uma           - Ser criativo;
                          encenação literária, representando    -Colaborar com o grupo dando
                          uma região do Brasil.               ideias e trazendo propostas.
         Jogos, jogos     Práticas e discussões               -Participação prática            6,0
         recreativos e                                        (pontualidade, organização,      Ao longo do
         esportes                                             uniforme);                       trimestre
                                                              -Participação em discussões e
                                                              análises críticas dos temas
                                                              abordados durante as aulas,
                                                              quando necessários.
         Ginástica        Práticas e vivências                - Participação;                  6,0
                                                              -Realizar os exercícios com      Ao longo do
                                                              empenho.                         trimestre
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31