Page 26 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 26
Conteúdos Procedimentais
- Analisar obras significativas da literatura brasileira, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da
composição, estilo, aspectos discursivos), considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos
com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como elas dialogam com o
presente;
- Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de
modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e criticidade
no meio cultural;
- Vivenciar a dramaturgia;
-Promover a alteridade, percebendo as individualidades e singularidades de cada um, respeitando e
aprendendo com seu par;
- Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo e de seus
movimentos;
- Relacionar as diversas linguagens corporais com a arte e a cultura, valorizando e respeitando as diversas
manifestações culturais;
- Planejar e utilizar estratégias para desenvolver elementos constitutivos para a criação e elaboração da
dramatização;
- Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função dos avanços das
tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos;
- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde;
- Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes
programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e
necessidades de cada sujeito;
- Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma
como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
Obs.: As datas das apresentações serão combinadas e postadas no Classroom
Conteúdos Atividade Critério de avaliação Pontuação/
Data
Dança -Pesquisar em grupo, uma obra - Apresentar a dramatização de 18,0
(Expressão literária/conto, conhecendo e uma literatura, com elementos Data a
corporal/Arte valorizando sua cultura, e movimentos corporais, combinar
/Dramaturgia) curiosidades e particularidades; tentando ser o mais fiel a
- Apresentar uma personagem;
dramaturgia/teatro de uma - Ser criativo;
encenação literária, representando -Colaborar com o grupo dando
uma região do Brasil. ideias e trazendo propostas.
Jogos, jogos Práticas e discussões -Participação prática 6,0
recreativos e (pontualidade, organização, Ao longo do
esportes uniforme); trimestre
-Participação em discussões e
análises críticas dos temas
abordados durante as aulas,
quando necessários.
Ginástica Práticas e vivências - Participação; 6,0
-Realizar os exercícios com Ao longo do
empenho. trimestre