Page 31 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 31

-  Sociologia Brasileira:
            -  Gilberto Freyre - Mito da democracia racial.
            -  Florestan Fernandes - A integração do negro na sociedade de classes.
            -  Sérgio Buarque de Holanda - Homem cordial.
            -  Cida Bento: O pacto da branquitude.
            -  Conceição Evaristo: Escrevivência.
            -  Desigualdade de gênero: Simone de Beauvoir, Joan Scott, Judith Butler.

                                                    AVALIAÇÃO
        P1 = 6 pontos
        P2 = 12 pontos
        P = Total: 18 pontos
        O calendário de provas será definido e divulgado no início do trimestre.

        ADOS no total de 12 pontos serão distribuídas da seguinte forma:

        ADOS                      Valor        Critérios


        Participação              3 pontos     - Pontualidade na entrega de atividades, tarefas.
                                               - Prontidão para o trabalho.
                                               - Esclarecimento de dúvidas.
                                               - Contribuições para os debates.
                                               - Realização das atividades (leitura, registro das aulas, material).


        Atividades - (tarefas,     6 pontos    - Pontualidade na entrega da atividade.
        pesquisas,                             - Prontidão para o trabalho.
        apresentações, trabalhos)              - Qualidade e aprofundamento téorico.

        Simulado                  3 pontos     - Acertos no simulado e correção.

        Objetivos gerais da Sociologia
        - Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
        - Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
        - Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos em diferentes vertentes teóricas.
        - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

        Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
        - Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
        - Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
        - Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso comum.
        - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à
        compreensão de ideias filosóficas e de processos históricos, geográficos, econômicos, sociais, ambientais e
        culturais.
        - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais,
        ambientais e culturais de matrizes conceituais (gênero, racismo, diferença, desigualdade social, modernidade,
        cooperativismo/desenvolvimento, classe social, diversidade etc.).
        - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos,
        sociais, ambientais, culturais e epistemológicos de dados e informações de diversas naturezas (expressões
        artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, geográficos, gráficos, mapas, tabelas,
        tradições orais).
   26   27   28   29   30   31   32