Page 31 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
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- Sociologia Brasileira:
- Gilberto Freyre - Mito da democracia racial.
- Florestan Fernandes - A integração do negro na sociedade de classes.
- Sérgio Buarque de Holanda - Homem cordial.
- Cida Bento: O pacto da branquitude.
- Conceição Evaristo: Escrevivência.
- Desigualdade de gênero: Simone de Beauvoir, Joan Scott, Judith Butler.
AVALIAÇÃO
P1 = 6 pontos
P2 = 12 pontos
P = Total: 18 pontos
O calendário de provas será definido e divulgado no início do trimestre.
ADOS no total de 12 pontos serão distribuídas da seguinte forma:
ADOS Valor Critérios
Participação 3 pontos - Pontualidade na entrega de atividades, tarefas.
- Prontidão para o trabalho.
- Esclarecimento de dúvidas.
- Contribuições para os debates.
- Realização das atividades (leitura, registro das aulas, material).
Atividades - (tarefas, 6 pontos - Pontualidade na entrega da atividade.
pesquisas, - Prontidão para o trabalho.
apresentações, trabalhos) - Qualidade e aprofundamento téorico.
Simulado 3 pontos - Acertos no simulado e correção.
Objetivos gerais da Sociologia
- Contextualizar, histórica e socialmente, os conceitos estudados.
- Desenvolver um olhar de distanciamento do senso comum.
- Identificar, analisar e aplicar os conceitos sociológicos em diferentes vertentes teóricas.
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Habilidades específicas da disciplina neste trimestre
- Desenvolver um olhar sociológico sobre a realidade.
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
- Estabelecer uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso comum.
- Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à
compreensão de ideias filosóficas e de processos históricos, geográficos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais.
- Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais,
ambientais e culturais de matrizes conceituais (gênero, racismo, diferença, desigualdade social, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento, classe social, diversidade etc.).
- Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos,
sociais, ambientais, culturais e epistemológicos de dados e informações de diversas naturezas (expressões
artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, geográficos, gráficos, mapas, tabelas,
tradições orais).