Page 29 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 29

Com isso, aprenderemos a valorizar essa prática, respeitando e ampliando nosso
                  conhecimento cultural e literário sobre esse tema.

                  Conteúdos Conceituais
                  - Dramaturgia (linguagem corporal): estudar e vivenciar as diversas culturas e práticas
                  nos movimentos corporais das regionais do Brasil.
                  - Esportes: Basquete e Futsal.
                  - Jogos: jogos ressignificados.
                  - Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol.
                  - Ginástica de condicionamento físico.

                  Conteúdos Procedimentais
                  - Analisar obras significativas da literatura brasileira, com base em ferramentas da crítica
                  literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos), considerando o contexto
                  de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos
                  estéticos e culturais etc.) e o modo como elas dialogam com o presente;
                  - Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo
                  suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir
                  e intervir com autonomia e criticidade no meio cultural;
                  - Vivenciar a dramaturgia;
                  -Promover a alteridade, percebendo as individualidades e singularidades de cada um,
                  respeitando e aprendendo com seu par.
                  - Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo
                  e de seus movimentos.
                  -  Relacionar  as  diversas  linguagens  corporais  com  a  arte  e  a  cultura,  valorizando  e
                  respeitando as diversas manifestações culturais.
                  - Planejar e utilizar estratégias para desenvolver elementos constitutivos para a criação e
                  elaboração da dramatização.
                  - Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função
                  dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses
                  diferentes tipos de jogos.
                  - Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que
                  viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de
                  promover a saúde.
                  -   Fruir   um    ou   mais    programas    de    exercícios   físicos,   identificando
                  as exigências corporais desses diferentes programas e  reconhecendo a importância de
                  uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
                  -  Discutir  as  transformações  históricas  dos  padrões  de  desempenho,  saúde  e  beleza,
                  considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
                  etc.)

                  Obs.: As datas das apresentações serão combinadas e postadas no Classroom.

                   Conteúdos            Atividade              Critério de          Pontuação/ Data
                                                               avaliação
                   Dança (Expressão     - Pesquisar, em        - Apresentar a       18,0
                   corporal/Arte        grupo, estilos de      dramatização de      Final de junho
                   /Dramaturgia)        diferentes danças      uma literatura, com
                                        regionais do Brasil/   elementos e
                                        contos e ou            movimentos
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34