Page 29 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 29
Com isso, aprenderemos a valorizar essa prática, respeitando e ampliando nosso
conhecimento cultural e literário sobre esse tema.
Conteúdos Conceituais
- Dramaturgia (linguagem corporal): estudar e vivenciar as diversas culturas e práticas
nos movimentos corporais das regionais do Brasil.
- Esportes: Basquete e Futsal.
- Jogos: jogos ressignificados.
- Jogos recreativos e brincadeiras: Corrida Pô; Queimada resgate; Artilheiro; Vôlei lençol.
- Ginástica de condicionamento físico.
Conteúdos Procedimentais
- Analisar obras significativas da literatura brasileira, com base em ferramentas da crítica
literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos), considerando o contexto
de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos
estéticos e culturais etc.) e o modo como elas dialogam com o presente;
- Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo
suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir
e intervir com autonomia e criticidade no meio cultural;
- Vivenciar a dramaturgia;
-Promover a alteridade, percebendo as individualidades e singularidades de cada um,
respeitando e aprendendo com seu par.
- Vivenciar através da expressão corporal, uma melhora da conscientização do seu corpo
e de seus movimentos.
- Relacionar as diversas linguagens corporais com a arte e a cultura, valorizando e
respeitando as diversas manifestações culturais.
- Planejar e utilizar estratégias para desenvolver elementos constitutivos para a criação e
elaboração da dramatização.
- Identificar as transformações nas características dos jogos não convencionais em função
dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses
diferentes tipos de jogos.
- Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio e respeito mútuo, que
viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de
promover a saúde.
- Fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando
as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de
uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
- Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
etc.)
Obs.: As datas das apresentações serão combinadas e postadas no Classroom.
Conteúdos Atividade Critério de Pontuação/ Data
avaliação
Dança (Expressão - Pesquisar, em - Apresentar a 18,0
corporal/Arte grupo, estilos de dramatização de Final de junho
/Dramaturgia) diferentes danças uma literatura, com
regionais do Brasil/ elementos e
contos e ou movimentos