Page 7 - Previsão 3º ano - 2º Tri
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V – Componentes Curriculares (conteúdos conceituais e procedimentais)
LÍNGUA PORTUGUESA
➔ Leitura e escuta (leitura, compreensão e interpretação): Localização de informações
explícitas e implícitas em outros gêneros que serão visitados ao longo do segundo
trimestre (contos, poemas, textos instrucionais e ficha técnica).
➔ Leitura: transição da decodificação para compreensão. Fluência, ritmo, entonação,
reconhecimento global da palavra são algumas habilidades leitoras que serão
trabalhadas, desta forma, é fundamental que a criança leia DIARIAMENTE.
➔ Estratégias de leitura: seleção de informações relevantes; prever o que ainda está por vir,
com base em informações explícitas ou implícitas e em suposições; inferir o que não
está escrito no texto de forma explícita; verificar, ao término da leitura, se houve ou não a
confirmação das antecipações.
➔ Produção Textual: Conhecer e elaborar textos organizados a partir de cenas que auxiliem
na estruturação dos parágrafos (começo, meio e fim). Outros aspectos, como: pontuação,
desenvolvimento do texto, coerência e coesão permanecem como objetivos a serem
alcançados ao longo do ano.
➔ Oralidade: Compreender que a língua falada sofre alterações de acordo com a situação
comunicativa: entrevista, apresentação de um trabalho, conversa com amigos, conversa
com professora, defesa de uma ideia, são situações que demandam formas diferentes
para serem comunicadas. Com esse objetivo, permanece como foco de trabalho a
expressão clara e completa do pensamento.
➔ Padrões da escrita (Ortografia e Gramática): Aprimorar a escrita ortográfica por meio de
atividades reflexivas, como, por exemplo, analisar palavras para descobrir a regularidade,
usar o dicionário, escrever, validar, construir o sentido do texto de forma clara.
★ Ortografia: Letras E/I e O/U em final de palavras, palavras com P/B e T/D,
palavras iniciadas com H, palavras com gue, ge, gui ou gi.
★ Gramática: Substantivos masculinos e femininos; artigos; composição de
sílabas; verbos; pontuação; acentuação das palavras oxítonas terminadas em A,
E, O; acento agudo e acento circunflexo; substantivos compostos.