Page 7 - Previsão 3º ano - 2º Tri
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V – Componentes Curriculares (conteúdos conceituais e procedimentais)



                                               LÍNGUA PORTUGUESA


   ➔     Leitura  e  escuta  (leitura,  compreensão  e  interpretação):  Localização  de  informações
         explícitas  e  implícitas  em  outros  gêneros  que  serão  visitados  ao  longo  do  segundo

         trimestre (contos, poemas, textos instrucionais e ficha técnica).

   ➔       Leitura:  transição  da  decodificação  para  compreensão.  Fluência,  ritmo,  entonação,

         reconhecimento  global  da  palavra  são  algumas  habilidades  leitoras  que  serão
         trabalhadas, desta forma, é fundamental que a criança leia DIARIAMENTE.

   ➔     Estratégias de leitura: seleção de informações relevantes; prever o que ainda está por vir,

         com  base  em  informações  explícitas  ou  implícitas  e  em  suposições;  inferir  o  que  não
         está escrito no texto de forma explícita; verificar, ao término da leitura, se houve ou não a

         confirmação das antecipações.

   ➔     Produção Textual: Conhecer e elaborar textos organizados a partir de cenas que auxiliem

         na estruturação dos parágrafos (começo, meio e fim). Outros aspectos, como: pontuação,
         desenvolvimento  do  texto,  coerência  e  coesão  permanecem  como  objetivos  a  serem

         alcançados ao longo do ano.

   ➔     Oralidade: Compreender que a língua falada sofre alterações de acordo com a situação
         comunicativa: entrevista, apresentação de um trabalho, conversa com amigos, conversa

         com professora, defesa de uma ideia, são situações que demandam formas diferentes

         para  serem  comunicadas.  Com  esse  objetivo,  permanece  como  foco  de  trabalho  a
         expressão clara e completa do pensamento.

   ➔     Padrões da escrita (Ortografia e Gramática): Aprimorar a escrita ortográfica por meio de

         atividades reflexivas, como, por exemplo, analisar palavras para descobrir a regularidade,
         usar o dicionário, escrever, validar, construir o sentido do texto de forma clara.

              ★     Ortografia:  Letras  E/I  e  O/U  em  final  de  palavras,  palavras  com  P/B  e  T/D,

                    palavras iniciadas com H, palavras com gue, ge, gui ou gi.

              ★     Gramática:  Substantivos  masculinos  e  femininos;  artigos;  composição  de
                    sílabas; verbos; pontuação; acentuação das palavras oxítonas terminadas em A,

                    E, O; acento agudo e acento circunflexo; substantivos compostos.
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